Uma garantia locatícia desempenha um papel crucial no processo de locação de imóveis, pois oferece segurança e praticidade, tanto para o locatário quanto para o locador.

Hoje, como todos nós temos muitos desafios e compromissos, no dia a dia, é importante ter mais agilidade e facilidade no processo de locação de um imóvel.

Família - Aluguel sem fiador - Garantia Locatícia
Foto de Adobe Stock

Por isso, neste artigo, veja em detalhes o conceito da garantia locatícia e como ela funciona no processo de aluguel imobiliário. Há muitas vantagens para o locatário, como você vai ver! Acompanhe!

O que é a garantia locatícia no processo de locação imobiliária?

A garantia locatícia é uma proteção financeira que o locatário oferece ao locador de um imóvel como forma de assegurar o cumprimento das obrigações contratuais durante o período de locação. E essa garantia tem respaldo na lei, ou seja, há amparo legal.

Então, esse serviço tem o objetivo principal de facilitar a locação e minimizar os riscos para ambas as partes envolvidas no contrato de aluguel.

A seguir, você vai conhecer seus benefícios, como funciona, além de outros detalhes.

Vantagens para o locatário da garantia locatícia

A garantia locatícia traz inúmeras vantagens para o locatário.

Primeiramente, ela elimina a necessidade de buscar encontrar um fiador, o que pode ser uma tarefa desafiadora para muitos. Isso porque nem todas as pessoas estão dispostas a arcar com esse tipo de responsabilidade.

Então, essa garantia elimina a figura do fiador tradicional e torna o processo de locação do imóvel mais simples e ágil. Veja algumas vantagens dessa modalidade:

Forma de garantia flexível

Uma grande vantagem dessa modalidade é a possibilidade de escolher a forma de garantia mais adequada às suas necessidades e possibilidades do locatário. Abaixo, veja mais detalhes dessa cobertura.

Isso porque a empresa que oferece essa solução apresenta algumas alternativas de plano para que o locatário possa fazer uma escolha assertiva.

E essa possibilidade proporciona então mais agilidade e facilidade na hora de alugar um imóvel, tornando todo o processo mais inovador, acessível e rápido.

Elimina a burocracia e constrangimentos

Uma das principais vantagens da garantia locatícia para o locatário é a eliminação da burocracia.

Isso significa que ele não precisa perder tempo ao buscar uma pessoa de confiança para assumir a responsabilidade financeira, caso ele não cumpra com suas obrigações contratuais.

E mais, agora não é necessário lidar com documentos físicos, pois tudo pode ser feito de forma digital e segura com a InMediam.

Mais comodidade

Ou seja, a contratação da garantia locatícia pode ser feita de forma online, o que traz comodidade ao locatário.

Então, não é mais necessário deslocar e enfrentar filas ou lidar com documentos físicos, pois toda a contratação pode ser feita de forma online e com segurança.

Basta fazer a escolha do imóvel e a imobiliária irá entrar em contato com a empresa garantidora, que é a InMediam, para iniciar o processo da contratação da garantia.

A seguir, entenda melhor sobre essa garantia locatícia.

Como funciona o processo de garantia locatícia?

Como visto, o processo de garantia locatícia chegou para facilitar a vida de quem precisa locar um imóvel de forma rápida e segura.

E o contrato e a cobertura variam de acordo com a modalidade escolhida.

A contratação dessa garantia com a InMediam é um processo simples e eficiente. Entenda melhor como funciona:

Escolha do imóvel

O primeiro passo é o locatário fazer a escolha do imóvel.

Feito isso, a imobiliária parceira irá entrar em contato com a InMediam, que oferece diferentes opções de planos de cobertura, como você vai ver.

Cada um dos planos oferece um valor de garantia diferente, permitindo que o locatário escolha aquele que melhor se adeque às suas necessidades e preferências.

Análise de crédito

Após escolher o imóvel desejado, o locatário preenche um formulário que ele recebe por e-mail e envia de volta para a empresa de garantia.

Feito isso, é realizada uma análise de crédito para avaliar a capacidade do locatário de cumprir com as obrigações contratuais.

Essa análise é feita de forma rápida e eficiente, garantindo uma resposta ágil ao locatário, tudo de forma online.

Escolha do plano e pagamento da garantia

Uma vez aprovado o crédito, o locatário realiza o pagamento da garantia locatícia, em forma de assinatura.

E esse valor pode ser pago mensalmente durante a vigência do contrato de locação, proporcionando mais flexibilidade financeira ao locatário.

E como forma de pagamento, há estas opções:

  • O cartão de crédito;
  • PIX;
  • Boleto bancário.

Início da cobertura

Após assinar o contrato da garantia contratada, o locatário tem a segurança de que suas obrigações como locatário estão respaldadas.

Com isso, caso ocorra algum atraso no pagamento do aluguel ou danos ao imóvel, a garantia pode ser utilizada para cobrir essas eventualidades, garantindo a tranquilidade tanto para o locatário quanto para o locador.

É importante ressaltar que o processo de contratação da garantia com a InMediam é realizado de forma online, o que traz comodidade ao locatário.

Embora, caso o locatário não cumpra com suas obrigações contratuais, ou faça os pagamentos devidos para a empresa de garantia, ele pode ter seu nome negativado e sofrer um despejo e/ou ação de cobrança na justiça.

Como a InMediam pode te ajudar?

A InMediam é uma empresa que surgiu para facilitar a vida de quem precisa alugar um imóvel e não tempo a perder e quer conveniência!

Nós disponibilizamos essa garantia locatícia e temos três modalidades de cobertura, as quais podem ser pagas mensalmente durante a vigência do contrato.

Confira as opções:

  • Cobertura Clássica: A primeira opção de cobertura é a clássica, que oferece uma garantia equivalente a 20 vezes o valor do aluguel. Essa alternativa é ideal para quem busca uma cobertura sólida e confiável.
  • Opção Plus: Para aqueles que desejam uma cobertura ainda mais abrangente, a InMediam oferece a opção Plus. Com essa garantia, o locatário conta com uma cobertura de 30 vezes o valor do aluguel.
  • Opção Premium: Já a opção Premium é a mais abrangente, oferecendo uma garantia de 45 vezes o valor do aluguel.

Conclusão

Em resumo, a garantia locatícia desempenha um papel fundamental no processo de locação de imóveis, e oferece segurança e agilidade tanto para o locatário quanto para o locador.

Esse processo de garantia varia de acordo com a opção do plano escolhido. Sendo importante analisar todas as modalidades disponíveis para selecionar aquele que melhor se adeque às necessidades individuais.

Fale com a InMediam e deixe esse processo por nossa conta, basta escolher o imóvel desejado que a imobiliária irá nos contatar!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *