Como a assinatura digital pode tornar a sua imobiliária mais eficiente e competitiva

A assinatura digital em contratos de aluguel é uma tendência cada vez mais forte no mercado imobiliário, uma vez que é um dos mais dinâmicos do Brasil e também um dos mais burocráticos. Todos os anos, milhares de imóveis são locados, gerando uma grande demanda por serviços de imobiliárias.

Portanto, para atender a essa demanda, as imobiliárias precisam ser eficientes e oferecer serviços de qualidade. Um dos aspectos que pode contribuir para a eficiência de uma imobiliária é a utilização da assinatura digital em contratos de aluguel.

Assinatura digital em contratos de aluguel
Foto de Adobe Stock

Neste artigo, vamos discutir as principais vantagens da assinatura digital em contratos de aluguel.

Vantagens da assinatura digital para a imobiliária

Redução da burocracia nos contratos de aluguel

Um dos maiores gargalos operacionais de uma imobiliária são as burocracias envolvidas no processo. Uma pessoa que chega com a necessidade de alugar uma casa na maioria das vezes é obrigada a esperar até que toda a burocracia seja resolvida.

A assinatura de contratos é um desses problemas, pois requer que o locatário faça autenticação em cartório, necessitando de vários documentos e ainda gerando custo e tempo para o locatário a cada vez que precisa assinar um contato.

A assinatura digital elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, o que torna o processo mais rápido e fácil para todos os envolvidos.

Maior segurança nos contratos

Outro problema que requer atenção das imobiliárias é relacionado à segurança. Pode acontecer do locatário perder o contrato, ou pode acontecer algum dano a ele, algo que traria muita dor de cabeça e demandaria ainda mais tempo.

Além disso, um assinado fisicamente dá margem para vazamento de dados pessoais de algum dos envolvidos, falsificação de assinatura e muitas outras coisas. 

A assinatura digital é um processo seguro e confiável. Os documentos assinados digitalmente são protegidos por criptografia, o que garante sua autenticidade e integridade, além da possibilidade de acessá-lo a qualquer momento.

A assinatura digital traz maior agilidade

A assinatura digital também traz maior agilidade ao processo de locação. Isso porque cada uma das partes incluídas no contrato precisa assiná-lo: locatário, proprietário, fiadores e testemunhas. A burocracia se repete para cada um deles.

Portanto, com a assinatura digital, todas as partes assinam o contrato simultaneamente, de qualquer lugar do mundo, trazendo muito mais agilidade para o processo de locação e reduzindo custos.

Maior comodidade para todas as partes

A assinatura digital é uma opção mais cômoda para inquilinos e proprietários, como já apontamos anteriormente. Com a assinatura digital, eles assinam o contrato de aluguel de qualquer lugar, a qualquer hora.

Oferecer essa opção na sua imobiliária sem dúvidas coloca a sua imobiliária à frente de boa parte da concorrência, afinal o locatário tende a optar por serviços mais fáceis e práticos, especialmente os que trabalham em período integral e não tem tempo para resolver burocracias no cartório ou na imobiliária.

Facilita a gestão de contratos e documentos

Outro problema comum do cotidiano das imobiliárias é armazenar documentos e isso realmente requer uma atenção especial. Em primeiro lugar, é preciso ter muitas gavetas ou armários disponíveis para armazenar todos os documentos.

Além disso, à medida que sua imobiliária cresce e fecha novos contratos, é necessário cada vez mais espaço físico para guardar todos os documentos. Mas essa nem é a pior parte.

Pense na quantidade de eventualidades a que os documentos físicos estão sujeitos: podem ser molhados acidentalmente, danificados por insetos e animais ou ainda podem ser perdidos, rasgados e amassados pela bagunça.

Além disso, se sua equipe não for bem organizada, achar um documento em meio a todos os outros pode ser uma tarefa árdua e frustrante.

A assinatura digital facilita a gestão de contratos. Isso porque a imobiliária pode armazenar todos os contratos assinados digitalmente em um único local, de forma segura e organizada.

Como implementar a assinatura digital nos contratos da imobiliária

Para implementar a assinatura digital nos contratos de aluguel da imobiliária, é necessário contar com um serviço de assinatura digital. O Grupo InMediam oferece este serviço e muitos outros que vão trazer ainda mais benefícios para sua imobiliária:

  • Aluguel sem fiador: O serviço de garantia locatícia da InMediam permite que sua imobiliária elimine a necessidade de fiador tradicional e reduza ainda mais a burocracia nos seus contratos de aluguel;
  • Aplicativo de Smart Vistoria de imóveis: O InSpect é um aplicativo inovador de vistoria que permite uma vistoria de qualidade, com poucos cliques e as fotos e vídeos ficam armazenados em nuvem;
  • Comissão para a imobiliária e para os atendentes: Ao se tornar parceiro da InMediam, a imobiliária recebe comissão todos os meses e os atendentes recebem comissão por cada contrato efetuado;
  • Seguro incêndio: A InMediam oferece serviço de seguro incêndio que é obrigatório por lei e protege o imóvel de sinistros e explosões, além de prestar assistência técnica 24h direto da seguradora.

Vale ressaltar ainda que firmando a parceria com o Grupo InMediam sem custos, já pode começar a usufruir de alguns dos seus serviços imediatamente. Entre no site da InMediam e faça seu cadastro ou entre em contato pelos canais de atendimento para saber mais.

Melhore a experiência do cliente e aumente sua competitividade

Todos estes serviços são oferecidos pela InMediam, sobretudo a assinatura digital, fazendo o processo de locação mais simples e eficiente para inquilinos e proprietários. 

Isso pode melhora consideravelmente a experiência do cliente e aumenta a satisfação com a imobiliária, resultando no destaque da sua imobiliária em relação à concorrência e tornando-a altamente competitiva.

Conclusão

A assinatura digital é uma inovação que pode trazer grandes benefícios para as imobiliárias. Adotando a assinatura digital, as imobiliárias reduzem a burocracia, aumentam a agilidade, melhoram a segurança e a comodidade, e se tornar mais competitivas no mercado.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *