Sobre o aluguel sem fiador, há uma opção bem interessante que você precisa conhecer. Mas antes, neste conteúdo, você verá alguns mitos para que seja possível tomar uma decisão assertiva.

Tradicionalmente, os fiadores desempenhavam um papel fundamental na garantia dos contratos de locação, assumindo a responsabilidade de honrar o valor do aluguel em caso de inadimplência do inquilino.

Aluguel sem fiador: conheça os mitos e verdades
Foto de Adobe Stock

No entanto, com o surgimento de outras soluções, há essa pergunta: é realmente necessário um fiador? Neste artigo, vamos explorar os mitos e verdades sobre alugar um imóvel sem a figura desse responsável, e veja sobre a garantia locatícia.

Mitos sobre alugar um imóvel sem fiador

Primeiramente, vamos conhecer os mitos sobre o aluguel sem fiador:

1. Mito da insegurança

Mito 1: A ausência de um fiador tradicional torna a locação do imóvel mais arriscada para os proprietários ou para a imobiliária.

Mas a verdade é que a opção da garantia locatícia, explicada abaixo, oferece uma proteção adicional.

Isso porque os contratos de locação com essa garantia costumam incluir uma análise rigorosa do histórico financeiro do inquilino, o que proporciona uma garantia sólida para o locador, garantindo a segurança tanto para a imobiliária quanto para o proprietário de receber o aluguel em dia.

2. Mito do custo elevado

Mito 2: Alugar um imóvel sem fiador é bem mais caro.

A verdade é que a garantia locatícia é uma alternativa mais econômica. isso porque o inquilino paga apenas uma assinatura de um plano mensal, de acordo com suas necessidades.

E o locatário pode pagar a assinatura do plano ou dos valores devidos no cartão de crédito, Pix ou boleto.

Então, o inquilino pode evitar os custos ou desgastes associados a encontrar um fiador tradicional, como pagamento de taxas e obrigações, ao optar pela garantia locatícia.

3. Mito da complexidade

Mito 3: O processo de aluguel sem fiador é complicado e demorado.

Então, a realidade é que a locação sem fiador é geralmente simplificada, sem burocracia e pode ser concluída de forma online, como será explicado abaixo.

Agora, vamos conhecer as verdades que fundamentam a garantia locatícia.

Verdades sobre alugar um imóvel sem fiador, com a garantia locatícia

Acompanhe para aprender tudo e ficar mais seguro na sua decisão de locação de um imóvel! Veja as verdades do aluguel sem fiador!

1. Análise de crédito

Primeiro, uma das verdades é que a garantia locatícia envolve uma análise detalhada do histórico de crédito do inquilino. Mas tudo ocorre de forma rápida e não precisa comprovar renda.

Isso garante que os locatários financeiramente responsáveis se qualifiquem para alugar um imóvel, reduzindo o risco para os proprietários.

2. Facilidade e conveniência

Os procedimentos de locação de imóveis sem o fiador tradicional, por meio da garantia locatícia, são mais fáceis e convenientes.

As informações pessoais do locatário e os documentos necessários podem ser enviados de forma online, o que agiliza o processo e o torna menos burocrático. E toda a contratação da garantia ocorre de forma 100% digital.

3. Opções de cobertura

Outra verdade é sobre a variedade de alternativas de coberturas oferecidas pela garantia locatícia.

Os inquilinos podem escolher entre essas opções:

  • A Clássica (garante 20 vezes o valor declarado);
  • Plus (garante 30 vezes o valor declarado);
  • Premium (há a garantia de 45 vezes o valor declarado).

Portanto, opte pela cobertura financeira conforme às suas necessidades e preferências.

4. Obrigação do locatário

O locatário não é obrigado a assumir todas as despesas ao alugar um imóvel. A lei do inquilinato tem o papel de estabelecer os compromissos e obrigações do locatário e locador.

A seguir, veja alguns dos custos que recaem sobre o locatário:

  • Despesas com o condomínio, relacionadas à manutenção, limpeza e conservação do imóvel.
  • Pagamento das contas, como eletricidade, água e serviços de internet.
  • O valor do próprio aluguel.
  • O valor da contratação do plano da garantia locatícia.

Por que fazer uma locação de imóvel sem o fiador tradicional?

Pois bem, fazer uma locação de imóvel sem um fiador tradicional apresenta inúmeras vantagens para ambas as partes.

Então, os proprietários se beneficiam a garantia locatícia, reduzindo o risco de inadimplência.

Por outro lado, os inquilinos têm a comodidade de evitar os custos e as dificuldades associadas à busca de um fiador e à burocracia.

Além disso, a garantia locatícia torna o processo de aluguel mais eficiente e acessível. E oferece segurança para todas as partes envolvidas.

E em caso de atrasos nos pagamentos, o locatário negocia os valores diretamente com a empresa que oferece a garantia, e pode ainda parcelar no cartão de crédito.

Como contratar a garantia locatícia da InMediam?

A locação de imóveis sem fiador, usando a garantia locatícia da InMediam é uma alternativa inovadora.

A InMediam é uma empresa especializada em oferecer esse serviço, tornando o processo de aluguel mais ágil e simplificado.

A seguir, explicarei como funciona essa opção:

Escolha do Imóvel

Escolha o imóvel que deseja alugar. Verifique se ele atende às suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento.

Contato com a Imobiliária

Entre em contato com a imobiliária responsável pelo imóvel e diga que tem interesse em alugá-lo. Informe que pretende utilizar a garantia locatícia da InMediam para substituir a figura do fiador.

Preenchimento da Ficha Cadastral

A imobiliária permitirá que você preencha uma ficha cadastral de forma online. É preciso das informações pessoais, além de documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Escolha da opção de assinatura

Você terá a oportunidade de escolher entre diferentes opções de cobertura, como: a Clássica, Plus ou Premium. Cada uma dessas alternativas oferece níveis variados de proteção, como foi visto.

Análise de Crédito

Após esse processo anterior, a InMediam realiza uma análise de crédito para avaliar seu perfil como inquilino. Essa análise leva em consideração fatores, como o histórico de pagamento, renda mensal, e outros.

Com base nessa análise, a InMediam segue para o fechamento do plano de garantia adequado ao seu perfil.

Assinatura do Contrato

Após a aprovação da análise de crédito e a escolha da opção de cobertura, a InMediam enviará um link para seu e-mail.

Neste link, você poderá finalizar o processo de contratação. Isso inclui o pagamento da garantia locatícia e a assinatura do contrato de locação.

A grande do aluguel sem fiador é a simplicidade, eficiência e segurança que oferece tanto para locadores quanto para locatários.

Por fim, os mitos sobre a insegurança, os custos elevados e a complexidade do aluguel sem fiador são desmentidos pela eficácia da garantia locatícia.

Ao optar por essa alternativa de garantia da InMediam, proprietários e inquilinos podem desfrutar de uma experiência de aluguel mais tranquila e eficiente, e elimina a necessidade de um fiador tradicional.

Fale conosco, deixe a InMediam te ajudar!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *