Alugar um imóvel sem fiador pode ser um processo burocrático e desafiador, principalmente para aqueles que não possuem uma pessoa com quem contar. No entanto, existe agora uma solução que facilita essa jornada: a garantia locatícia.

Alugar um imóvel sem fiador
Foto de Adobe Stock

Neste artigo, veja o que é essa garantia locatícia, como ela funciona, as vantagens e porque ela pode tornar o processo de aluguel mais fácil. Vamos aprender tudo sobre essa possibilidade?

O que é a garantia locatícia? Como funciona?

Antes de falarmos sobre como é possível alugar um imóvel sem fiador, saiba que uma garantia locatícia é uma alternativa ao tradicional fiador, que, muitas vezes, é difícil de encontrar.

Trata-se de um serviço oferecido por empresas especializadas, como a InMediam, que atua como intermediária entre o locador e o locatário.

Então, através desse serviço, o inquilino pode alugar um imóvel sem a necessidade de apresentar um fiador.

Essa possibilidade surgiu como uma forma de mitigar os riscos envolvidos na relação entre locador e locatário, e oferece garantias financeiras e jurídicas para as partes.

Para o locatário, a garantia locatícia é interessante porque ele demonstra sua capacidade de honrar com as obrigações contratuais, como o pagamento do aluguel e a conservação do imóvel.

Além disso, caso ocorra algum problema durante a locação, como atraso no pagamento do aluguel, a garantia locatícia pode ser acionada. O que evita conflitos e prejuízos financeiros para ambas as partes.

Com isso, o locatário negocia os valores devidos diretamente com a empresa de garantia locatícia. E pode, por exemplo, parcelar o valor do aluguel no cartão de crédito.

Para a locadora do imóvel, a garantia locatícia é interessante porque reduz os riscos de inadimplência e danos ao imóvel.

Veja as vantagens da garantia locatícia para alugar um imóvel sem fiador

Como visto, agora alugar um imóvel sem fiador ficou mais fácil!

E uma das principais vantagens da garantia locatícia é a facilidade ou a comodidade. Diferente de buscar um fiador, que, muitas vezes, envolve uma série constrangimentos e burocracias.

Logo, essa garantia também oferece outras vantagens, como:

Maior flexibilidade nas negociações

O inquilino tem mais liberdade para negociar as condições do contrato, como prazos e valores, já que não está restrito a depender de um fiador.

E isso proporciona uma maior autonomia e poder de decisão.

Proteção do patrimônio do inquilino e outros detalhes

Outra vantagem importante é que em caso de inadimplência, a empresa responsável pela garantia locatícia assume a responsabilidade pelo pagamento dos aluguéis e a negociação desta dívida com o próprio inquilino.

Assim, o locatário tem algumas alternativas, como dividir o valor no cartão de crédito, ou um prazo maior para o pagamento do aluguel e outros.

E isso evita que o inquilino tenha seu nome negativado ou enfrente problemas, como uma ação de despejo ou de cobrança na justiça. No entanto, se o inquilino não pagar a negociação com a empresa responsável pela garantia locatícia, essa situação pode resultar em seu nome sendo negativado no SPC e em uma ação de despejo, como mencionado anteriormente.

Então, resumidamente: a empresa responsável pelo serviço de garantia, a InMediam, por exemplo, analisa o perfil do inquilino e, caso seja aprovado, oferece a garantia necessária para o aluguel do imóvel.

Como a InMediam pode te ajudar a alugar um imóvel sem fiador?

A InMediam é uma empresa que oferece serviços de garantia locatícia. E através dessa garantia, caso o locatário deixe de pagar o aluguel, a InMediam irá cobrir até esse valor para a imobiliária.

A InMediam se destaca pela agilidade, segurança e transparência em seus serviços em todo o Brasil. E conta com uma equipe especializada e ampla experiência.

E nossa empresa também oferece suporte ao inquilino durante todo o processo de locação, garantindo uma experiência tranquila e satisfatória.

A InMediam oferece três opções de cobertura, as quais podem ser pagas mensalmente, enquanto vigora o contrato. Veja as opções:

Cobertura Clássica

A primeira opção de cobertura é a clássica. Esta oferece uma garantia de 20 vezes o valor locatício.

Essa alternativa é ideal para quem busca uma cobertura sólida e confiável, garantindo a segurança necessária durante o período de locação.

Opção Plus

Para aqueles que desejam uma cobertura ainda mais abrangente, a InMediam oferece a opção Plus.

Com essa garantia, o locatário tem uma cobertura de 30 vezes o valor locatício, proporcionando uma maior tranquilidade e segurança durante a locação do imóvel.

Essa alternativa é recomendada para aqueles que valorizam uma garantia mais robusta.

Opção Premium

Já a opção Premium é a mais abrangente e oferece uma garantia de 45 vezes o valor locatício.

Essa alternativa é ideal para locatários que buscam uma garantia ampla e completa, assegurando uma proteção ainda maior do seu patrimônio.

Além dessas diferentes opções de cobertura, a InMediam oferece um atendimento personalizado e ágil no processo de análise e aprovação.

Passo a passo para alugar um imóvel sem fiador

Para alugar um imóvel sem fiador, utilizando a garantia locatícia da InMediam, você pode seguir os seguintes passos:

01 – Escolha o imóvel

Primeiramente, escolha o imóvel que deseja alugar. Verifique se ele atende às suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento.

A seguir, proceda conforme abaixo.

02 – Contate a imobiliária

Entre em contato com a imobiliária responsável pelo imóvel para expressar seu interesse em alugá-lo.

Informe que você deseja utilizar a garantia locatícia da InMediam.

03 – Preencha a ficha cadastral de forma online

A imobiliária permite que o locatário envie seus dados via formulário online, tudo isso de modo prático e seguro.

Nesse formulário, você deverá fornecer informações pessoais e financeiras, além de documentos como RG, CPF e residência.

A imobiliária irá enviar seus dados para a InMediam.

04 – Solicite a análise

Feito os passos acima, a InMediam irá realizar uma análise de crédito para avaliar seu perfil.

Essa análise leva em consideração fatores como: dados do imóvel, históricos de pagamento, renda mensal e outras informações relevantes.

Em seguida, a InMediam sugere um plano conforme o perfil do locatário.

05 – Escolha a opção de cobertura

Durante esse processo de contratação da garantia locatícia, você poderá escolher entre as opções de cobertura disponíveis, como: Clássica, Plus ou Premium.

Como visto acima, cada opção oferece uma cobertura financeira diferente, de acordo com suas necessidades e preferências.

06 – Obtenha o link e assine o contrato

Após a aprovação da análise de crédito e a escolha da opção de cobertura, a InMediam irá enviar um link para seu email, para finalizar a contratação. E será necessário assinar o contrato de locação e efetuar o pagamento.

Então, alugar um imóvel sem fiador ficou bem mais fácil, não é mesmo? E sabe o que é melhor? Todo esse processo é feito online.

07 – Entrega das chaves

Após a assinatura do contrato e pagamento da garantia locatícia, você estará apto a receber as chaves do imóvel e iniciar a sua mudança.

Por fim, alugar um imóvel sem fiador através da garantia locatícia é uma alternativa viável e vantajosa.

Com um processo mais simples e ágil, o inquilino tem a oportunidade de alugar o imóvel desejado. E a InMediam oferece todo o suporte necessário, e garante a segurança jurídica e satisfação do inquilino.

Acesse a InMediam e conheça todas essas opções e grande oportunidade de alugar um imóvel rapidinho e sem dores de cabeça!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *