O seguro Incêndio é a melhor solução para amparar em casos de danos ao imóvel, que sejam causados por fogo, queda de raio e/ou explosão. 

Por mais que pareça algo improvável, o risco de incêndio em residências é real e infelizmente, estamos vendo cada vez mais casos noticiados pelas mídias; vários fatores cooperam para isso, como por exemplo: vazamento de gás, curtos circuitos na rede elétrica e superaquecimento de equipamentos, dentre outros.

Foto do site pixabay

Nosso intuito com esse artigo, é esclarecer alguns pontos sobre esse benefício, bem como apresentar suas vantagens.

O que é o Seguro Incêndio

O Seguro Incêndio é um benefício que resguarda os danos que podem ocorrer ao imóvel, bem como ao seu conteúdo.

Sua principal função é garantir que caso um bem/patrimônio seja afetado por incêndio (dentre outros fatores já mencionados), seu proprietário seja ressarcido, a fim de evitar prejuízo com a reconstrução ou perdas pela depreciação do mesmo. 

Pode-se dizer então, que esse tipo de seguro é um daquele que vale mesmo a pena pagar, mesmo que todo risco contratado, sempre é feito no intuito de nunca precisar usar!

Em geral, o período de contratação do seguro é anual (duração de 12 meses), podendo haver renovação, de acordo com o interesse do proprietário do imóvel

Seu custo pode variar de acordo com a localização do imóvel, a metragem da área construída, do material utilizado na construção, do tipo de imóvel, da finalidade do uso do imóvel e dos tipos de bens que estão no interior do mesmo, fora isso, outras variáveis (de acordo com cada seguradora), servirão para avaliar riscos e calcular o valor do Seguro Incêndio.

Direito ao Seguro

Para receber o benefício deste seguro, o sinistro precisa ser comprovadamente acidental.

Em todos os casos de acionamento, a seguradora conduzirá perícia para tentar identificar a real causa do dano, que como já foi citado anteriormente, pode ter origens diversas.

Também cabe à seguradora avaliar a extensão dos prejuízos ao imóvel e aos bens que estavam em seu interior. 

Foto do site pixabay

Após a conclusão da perícia e com o cálculo feito em cima do percentual comprometido do imóvel (perda total ou parcial do mesmo), o seguro é pago dentro de um prazo máximo de 30 dias, conforme regulamentação da SUSEP.

O Seguro Incêndio em locação

O que muitas pessoas não sabem, é que o Seguro incêndio é obrigatório em todos os contratos de locação, independente da mesma ser para imóvel comercial ou residencial. Conforme Lei do Inquilinato nº 8245 de 1991, no artigo 22, é obrigação do locador “pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato”.

Aqui, vale ressaltar que, embora o dono do imóvel seja o responsável pelo pagamento do Seguro Incêndio, a legislação permite que o proprietário passe essa responsabilidade para o inquilino, desde que haja cláusula expressa no contrato de locação.

Assim, se você é proprietário de um imóvel, não deixe de contratar o Seguro Incêndio.

Para você que é locatário, sempre consulte seu contrato para saber se o seguro contra incêndio está incluso e de quem é a responsabilidade do pagamento e contratação do mesmo.

Condomínios

No caso de condomínios, existe o seguro condominial, que também entra na categoria de Seguros Obrigatórios. 

Ele se parece com o seguro incêndio, já explicado nesse artigo, pois também oferece proteção contra incêndio, raios e explosões. No entanto, nesse caso, a cobertura é somente para as áreas comuns do condomínio.

Vantagens

Diante o exposto, não é difícil perceber as inúmeras vantagens de se contratar um Seguro Incêndio, não é mesmo? 

Dessa forma, para o locador, ele representa a tranquilidade de saber que haverá o ressarcimento do valor de seu patrimônio. Para o locatário, o ressarcimento de todos os bens materiais perdidos mediante o sinistro.

Além disso, fica a cargo da Seguradora providenciar um local provisório para servir de moradia para o inquilino. Ela também garante o valor perdido do aluguel, para o locador. Entretanto, aconselha-se confirmar a abrangência da cobertura, pois elas podem variar de acordo com a seguradora e dos benefícios escolhidos. 

Se já não fosse o suficiente, ainda existem diversas assistências para o imóvel ou Condomínio coberto, tais como:

  • Reparos Elétricos;
  • Reparos Hidráulicos;
  • Limpeza de calhas;
  • Chaveiro;
  • Suporte para eletro/eletrônicos;
  • Dentre muitos outros.

Relação entre a Tecnologia e o Seguro Incêndio

De acordo com o estudo O Impacto do Desenvolvimento da Tecnologia no Século XXI sobre o Seguro contra Incêndio, o Seguro permeia as atividades humanas, garantindo o ressarcimento de bens contra danos voluntários ou involuntários, permanentes ou não, causados pela natureza ou pela ação de outros seres humanos. Entre os diferentes ramos de Seguro, destaca-se o Seguro Contra Incêndio, especialmente nos dias atuais, devido à associação do crescente uso de acessórios tecnológicos, combustíveis e materiais inflamáveis”.

Sendo assim, esse estudo teve como tema a Inovação Tecnológica no Seguro Contra Incêndio. Seu objetivo foi analisar e avaliar as vantagens, desvantagens e desafios das novas tecnologias. 

Como resultados, verificou-se que a tecnologia trouxe maior facilidade na identificação e monitoramento de incêndios em prédios e florestas.

Por fim, chamou-se a atenção para os desafios impostos pelas novas tecnologias para a área de seguros contra incêndio. Apontou-se para uma maior demanda na produção de máquinas voadoras e câmeras para reportar incêndios, visando a melhoria da tecnologia nos incêndios e a maior atenção que as empresas devem dar ao assunto.

Seguro Incêndio com a InMediam

É importante reafirmar que a contratação do Seguro Incêndio é essencial para assegurar a integridade do imóvel durante todo o período de locação. 

Sendo assim, alugar um imóvel exige cuidados tanto por parte do locador, quanto do locatário, mas principalmente de quem está fazendo a administração deste imóvel, seja ele corretor ou imobiliária, uma vez que pelo Código Civil, sua responsabilidade é solidária.

Pensando nisso, a InMediam oferece a possibilidade de contratar o Seguro Incêndio em sua plataforma, de forma simples e rápida! 

Confira, agora, as 3 (três) possibilidades de contratação:

1 – Durante o processo de contratação da Garantia Locatícia

2 – Ao realizar contrato com locatários que já possuem a Garantia Locatícia da InMediam

3 – Pessoas sem vínculo com a InMediam

Se você ficou interessado em contratar um Seguro Incêndio e deseja mais informações, entre em contato com a nossa equipe. Ela terá o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas!

Conclusão

Diante da possibilidade de imprevistos e acidentes, recorrer a um seguro é uma ação importante. O Seguro Incêndio é a opção ideal diante do risco real de incêndios, queda de raios e explosões que podem acometer um imóvel, dentre diversos outros danos de menores potenciais ofensivos, que também podem ser tratados por meio dele.

Gostou das informações deste artigo? Que tal saber mais sobre outros assuntos do ramo imobiliário? Veja alguma dicas de leitura:

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *