Afinal, o que são as alternativas ao fiador? E o que é uma garantia locatícia? Como funciona e quais são suas vantagens?

Como sabemos, encontrar o lugar perfeito para morar é um desafio, mas o processo não para por aí. Após achar o imóvel dos sonhos, é necessário enfrentar questões relacionadas à burocracia e outros pontos.

https://stock.adobe.com/br/images/tired-young-multiracial-couple-sitting-on-floor-among-boxes-massaging-temples-exhausted-from-moving-to-new-home/469357283?prev_url=detail
Foto de Adobe Stock

Mas temos uma boa notícia! Neste artigo, vamos explorar sobre as garantias locatícias, suas vantagens e outros detalhes, para você que busca alugar um imóvel de forma simples e rápida!

O que são as garantias locatícias?

Uma garantia locatícia é uma alternativa ao fiador tradicional, é uma forma de assegurar que o pagamento do aluguel e a preservação do imóvel sejam cumpridos.

Ou seja, é um serviço oferecido por empresas especializadas, como a InMediam, que atua como intermediária entre o locador e o locatário.

Como sabemos, tradicionalmente, quando alguém decide alugar um imóvel, uma das preocupações principais é buscar um fiador, para garantir o cumprimento das obrigações dos pagamentos e outros.

Então, essa garantia é uma forma de proteção para ambas as partes envolvidas no contrato de locação, e que afasta a figura do fiador tradicional.

Por que buscar um fiador é tão complicado?

Como temos visto, uma das opções para garantir um contrato de locação era buscar um fiador tradicional. No entanto, essa opção pode ser complicada e burocrática.

Encontrar alguém disposto a assumir essa responsabilidade nem sempre é fácil. E, muitas vezes, é necessário ainda comprovar a renda e a situação financeira do fiador.

Além disso, há o risco de problemas pessoais do responsável afetar a garantia, gerando complicações para ambas as partes.

A seguir, veja sobre o serviço de garantia de locação de imóveis.

Garantias locatícias: quais são as vantagens para o locatário e locador?

Para o locatário, a utilização de uma garantia locatícia oferece diversos benefícios. Em vez de precisar dispor de um valor elevado como caução, é possível optar por outras modalidades.

Além disso, essa forma de cobertura proporciona maior flexibilidade, simplicidade e segurança ao locatário.

Já para o locador, a garantia locatícia traz mais segurança e tranquilidade. Ao contar com um plano adequado, o proprietário do imóvel tem maior confiança de que eventuais inadimplências ou danos serão cobertos.

Isso evita a necessidade de ações judiciais de cobrança demoradas, ou de despejo, que são desgastantes para ambas as partes.

Outro ponto é que o locatário negocia os valores ou plano de assinatura diretamente com a empresa de garantia locatícia. Ele pode também parcelar o valor do aluguel no cartão de crédito.

Ou seja, é uma opção bem vantajosa e prática.

Como a InMediam pode te ajudar?

A InMediam é uma empresa especializada em garantias locatícias e oferece uma alternativa descomplicada para quem deseja alugar um imóvel.

O processo de contratação desse serviço é simples e rápido. Basta entrar em contato com a imobiliária responsável pelo imóvel, fornecer as informações necessárias e pedir a garantia locatícia que melhor se adeque ao seu perfil.

Em seguida, veja como é esse processo.

Como proceder para alugar um imóvel com a InMediam?

Para alugar um imóvel sem precisar de um fiador tradicional, utilize o serviço de garantia locatícia fornecido pela InMediam, você pode seguir esses procedimentos:

Selecione o imóvel

Primeiramente, escolha a residência que pretende alugar. Você pode encontrar uma boa opção ao acessar os aplicativos de aluguel de imóveis, como o InMóveis, exemplo.

Certifique-se de que o imóvel atenda às suas exigências e esteja dentro das possibilidades financeiras. Em seguida, avance da seguinte forma.

Entre em contato com a imobiliária

Entre em contato com a imobiliária responsável pela propriedade para manifestar seu interesse em locá-la. Informe, então, que pretende utilizar o serviço de garantia locatícia oferecido pela InMediam

Preencha o formulário online

A imobiliária permite que o inquilino envie seus dados por meio de um formulário online, de maneira conveniente e segura.

Neste formulário, da InMediam, será necessário fornecer informações pessoais e financeiras, juntamente com documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Solicite a avaliação do crédito

Após os passos anteriores, a InMediam fará uma análise de crédito para avaliar seu perfil como locatário.

Essa avaliação levará em consideração fatores como informações sobre a propriedade, histórico de pagamentos do locatário, renda mensal e outros dados relevantes.

Posteriormente, a InMediam propõe um plano de assinatura ao locatário de acordo com o seu perfil.

Escolha a alternativa de cobertura

No decorrer do processo de contratação da garantia locatícia, você terá a opção de selecionar entre as diferentes coberturas disponíveis, tais como a Clássica, Plus ou Premium.

Veja as alternativas que você tem:

  • Cobertura Clássica: A primeira opção de cobertura é a clássica. Ela oferece uma garantia de cobertura equivalente a 20 vezes o valor declarado.
  • Opção Plus: E se você deseja uma cobertura mais abrangente, há a opção Plus. Com essa opção de plano, o locatário conta com uma cobertura de 30 vezes o valor declarado.
  • Opção Premium: A Premium já é a mais robusta, e oferece uma garantia ou cobertura de 45 vezes o valor declarado.

Essas são as escolhas de assinaturas, você pode pagar mensalmente, enquanto vigora o seu contrato. E há a opção de pagar com cartão de crédito, Pix ou boleto bancário.

Conforme mencionado, cada alternativa oferece um nível distinto de cobertura, de acordo com suas necessidades e preferências.

Receba o link e efetue a assinatura

Após a aprovação da análise de crédito e a escolha da alternativa de cobertura, a InMediam enviará um link para seu endereço de e-mail. Este deve ser acessado para concluir o processo de contratação.

Você precisará efetuar o pagamento e, em seguida, assinar o contrato.

Portanto, alugar um imóvel sem depender de um fiador tornou-se mais simples, não é verdade? E o melhor de tudo, todo esse procedimento é realizado de forma online, de maneira bastante prática.

Receba as chaves

Após esse processo, você irá receber as chaves do novo imóvel e já poderá se mudar.

E aí, gostou de saber de todas essas vantagens?

Conclusão

As garantias locatícias são uma parte essencial no processo de aluguel de imóveis, e trazem segurança e tranquilidade, tanto para o locatário quanto para o locador.

Com a InMediam, é possível contar com essa alternativa moderna e descomplicada, evitando as burocracias relacionadas à busca por um fiador.

Aproveite todas as vantagens que as garantias locatícias oferecem e tenha uma locação tranquila, ágil e segura.

Fale com o time da InMediam e deixe esse processo por nossa conta; basta escolher o imóvel dos seus sonhos que a imobiliária irá nos contatar!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *