Qual será a melhor opção: aluguel sem fiador ou com um fiador tradicional? A locação de propriedades é uma prática bastante frequente no Brasil e em vários outros países.

InMediam - Garantia Locatícia - Aluguel sem fiador

Normalmente, para formalizar um acordo de locação, é necessário um contrato, que deve ser assinado por ambas as partes envolvidas.

Em muitos casos, sobretudo no Brasil, o contrato também inclui a assinatura de um fiador. No entanto, apesar de o uso de fiador tradicional ser comum, nem sempre essa é a melhor opção para todas as situações.

Interessado em saber como alugar um imóvel sem depender de um fiador tradicional? Continue lendo este artigo para explorar alternativas e encontrar a melhor solução para você!

O que é um fiador? E quais são as suas responsabilidades?

Um fiador, em acordos de locação para uma casa ou apartamento, refere-se a um indivíduo ou entidade que se compromete a cobrir os custos associados à propriedade, caso o locatário falhe no pagamento.

Contudo, esta abordagem oferece uma segurança adicional, assegurando que todas as despesas relativas ao imóvel sejam integralmente pagas. A legislação brasileira, especificamente a Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245 de 1991), reconhece legalmente esse papel. Esta lei confirma o direito do proprietário de solicitar uma forma de garantia no acordo de locação.

Devido às suas vantagens e economia, os contratos imobiliários frequentemente adotam esta modalidade de garantia.

Conforme informações do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-PR), aproximadamente metade dos contratos de locação firmados em São Paulo no ano de 2022 incluíram a figura de um fiador.

Quais são as condições para ser um fiador de aluguel?

Para se tornar um fiador de aluguel, o interessado pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica, desde que tenha a confiança do inquilino.

No caso de ser uma pessoa física, podem ser escolhidos parentes, amigos ou conhecidos dispostos a assumir tal responsabilidade.

Contudo, para ser aprovado pelo dono do imóvel, o candidato a fiador deve atender a certos critérios:

1. Comprovar uma renda líquida mínima, equivalente a três vezes o montante total das despesas do imóvel. Isso inclui aluguel, IPTU, custos de manutenção, taxas de condomínio e outros gastos relacionados;

2. Ter idade superior a 18 anos;

3. Ser proprietário de um imóvel totalmente quitado;

4. Não possuir restrições de crédito, ou seja, não estar com o CPF registrado em listas de inadimplentes;

5. Em caso de pessoas casadas, o cônjuge também deve assinar o contrato de fiança e satisfazer os mesmos requisitos.

Para pessoas jurídicas, é necessário apresentar o contrato social da empresa e assegurar que o representante legal também assine o contrato de locação.

Além disso, é importante verificar as normas locais relacionadas à localização geográfica do fiador, pois algumas cidades possuem restrições específicas quanto a isso.

Aluguel sem fiador? É possível?

Se você está enfrentando dificuldades para encontrar um fiador tradicional para seu contrato de aluguel, não precisa se preocupar.

São diversas as modalidades disponíveis para quem deseja conseguir um aluguel sem fiador, por exemplo:

Caução

Consiste em depositar uma quantia, geralmente equivalente a três meses de aluguel, para o proprietário ou a empresa que administra o imóvel.

Esse valor será devolvido ao final do contrato, com as correções monetárias aplicáveis, caso não tenha sido necessário utilizá-lo.

Título de capitalização

Neste caso, você adquire um título no nome do proprietário, que será devolvido ao término do contrato.

Contudo, é importante considerar que essa opção pode envolver taxas de administração, o que pode reduzir sua atratividade financeira.

Seguro fiança

Essa é mais uma opção, onde uma seguradora garante o pagamento do aluguel em casos de inadimplência.

Esta modalidade proporciona segurança tanto para o locatário quanto para o proprietário.

Fundos de investimento

Aqui, o inquilino adquire cotas de um fundo em nome do proprietário.

Essas cotas são rentabilizadas durante o contrato e devolvidas ao inquilino ao final, desde que não haja inadimplência.

Cartão de crédito

Algumas locações permitem o uso do cartão de crédito como garantia.

Neste caso, verifica-se se o limite do cartão é suficiente para cobrir quatro vezes o valor do alugue. Em caso de inadimplência, a empresa debita os custos do cartão.

Garantia locatícia

A garantia locatícia, também conhecida como garantia de aluguel, é uma proteção financeira para o proprietário de um imóvel alugado no caso de inadimplência por parte do inquilino. Em essência, funciona como um mecanismo de segurança para garantir que o proprietário não sofra prejuízos se o inquilino deixar de cumprir suas obrigações financeiras ou causar danos à propriedade.

Em outras palavras, na InMediam, disponibilizamos algumas opções da nossa garantia locatícia, cada uma com características específicas para atender às necessidades de locadores e inquilinos.

Veja aqui todas as coberturas disponíveis da InMediam.

A InMediam tem a maior garantia locatícia do Brasil

Como você pode ver, é totalmente possível pagar aluguel sem fiador, a InMedian oferece este serviço para você com total segurança em todo o processo de locação, através da garantia locatícia.

Para isso, basta escolher o imóvel de parceira da InMedian do seu interesse, aguarde a troca de informações, documentação e análise, e garanta a sua locação

Quais são as vantagens do aluguel sem fiador?

Entre eles, destaca-se a praticidade de não precisar buscar alguém que se disponha a assumir essa responsabilidade. Além disso, os processos de locação sem fiador costumam ser mais ágeis e envolvem menos trâmites burocráticos.

No entanto, claro que a decisão entre o aluguel sem fiador ou com um fiador tradicional depende das circunstâncias individuais de cada inquilino.

Se o interessado no aluguel possui condições de atender aos critérios exigidos para a figura do fiador, como ter conhecidos que cumpram os requisitos e aceitem o compromisso, essa pode ser uma excelente alternativa.

Por outro lado, na ausência dessas condições, a opção pelo aluguel sem fiador torna-se atraente devido à sua simplicidade e rapidez.

Diante da valorização constante do mercado imobiliário, o aluguel se tornou a opção mais viável para muitos brasileiros.

Na busca pelo imóvel ideal, seja ele com ou sem fiador, é importante lembrar que a InMedian oferece assistência completa no processo de locação sem fiador.

Dúvidas sobre como funciona o aluguel sem fiador ou com fiador tradicional? Deixe abaixo nos comentários do nosso blog!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *