Inquilino causando problemas é um pesadelo para qualquer imobiliária e proprietário. Além de causar prejuízos financeiros, esse tipo de situação pode gerar estresse e dor de cabeça.

Por isso, é importante se prevenir e tomar medidas para evitar que problemas aconteçam.

Inquilino causando problemas
Foto de Adobe Stock

Neste artigo, vamos abordar os principais problemas causados por inquilinos nos contratos de locação com a imobiliária. Também vamos dar dicas de como prevenir e contornar esses problemas.

Problemas causados por inquilinos

Inquilino causando problemas é aquele que não cumpre com as obrigações previstas no contrato de locação. Essas obrigações podem ser de natureza financeira, como o pagamento do aluguel e das taxas condominiais, ou de natureza material, como a conservação do imóvel.

Alguns exemplos de problemas causados por inquilinos incluem:

  • Atraso no pagamento do aluguel: Esse é o problema mais comum causado por inquilinos. O atraso no pagamento do aluguel pode gerar prejuízos financeiros para a imobiliária e para o proprietário, que pode perder o direito de reaver o imóvel em caso de inadimplência.
  • Não pagamento das taxas condominiais: As taxas condominiais são obrigações do inquilino, que devem ser pagas em dia. O não pagamento das taxas condominiais pode gerar problemas para o condomínio, que pode cobrar o proprietário pelo atraso.
  • Não conservação do imóvel: O inquilino é responsável por manter o imóvel em bom estado de conservação. Danos causados ao imóvel pelo inquilino podem gerar grandes prejuízos para a imobiliária, que terá que arcar com os custos de reconstrução do imóvel.
  • Infração à lei do inquilinato: A lei do inquilinato prevê uma série de regras que devem ser seguidas por inquilinos e proprietários. Violações à lei do inquilinato podem gerar multas e até mesmo a rescisão do contrato de locação. Isso implica em gastos jurídicos que podem trazer problemas financeiros para a imobiliária.

Problemas relacionados à vistoria do imóvel

As vistorias de imóveis mal feitas geram muito atrito com a imobiliária, embora, a princípio, o inquilino não seja a causa do problema. Quando o locatário aciona a imobiliária para informar uma divergência, até que cheguem em um acordo do que fazer pode ser bem desgastante.

Esse problema seria facilmente evitado se a vistoria do imóvel fosse clara, concisa e não deixasse dúvidas do real estado do imóvel.

Por exemplo, se a vistoria possui fotos dos componentes do imóvel, caso o inquilino acione a imobiliária por alguma divergência, fica fácil saber se aquele problema já existia no momento da vistoria ou se foi causado posteriormente pelo locatário.

Por essa razão nós recomendamos fortemente a utilização do InSpect, o primeiro aplicativo de Smart Vistoria de imóveis do Brasil. Com ele você faz uma vistoria inteira com poucos cliques, pode adicionar fotos e vídeos, tudo fica salvo na nuvem para não ocupar espaço nos seus dispositivos e uma série de vantagens.

Se você quiser saber mais sobre o InSpect, clique nesse link e veja o nosso artigo detalhado sobre como ele pode otimizar e melhorar suas vistorias.

Como se prevenir de inquilinos que podem causar problemas?

Existe uma série de posturas e atitudes que a imobiliária deve assumir na sua operação que vão ajudá-la a se prevenir de inquilinos problemáticos ou ainda contornar problemas que aparecerem.

Contrato de locação é indispensável para evitar problemas

Não é incomum encontrar casos de locações feitas sem um contrato adequado, ou ainda um contrato raso e sem muitas descrições relevantes, embora isso possa parecer óbvio. Nunca abra mão de um contrato bem feito, contendo todas as cláusulas importantes que vão proteger a imobiliária de problemas futuros.

Se você tem dúvidas se o seu contrato é bem escrito, nós temos um artigo falando de forma detalhada sobre o contrato de locação. Peça a sua equipe jurídica para avaliar bem o seu contrato para que nele não falte nada.

É através do contrato de locação que você vai estabelecer com o inquilino todas as responsabilidades de ambas as partes e poder cobrar formalmente e até jurídicamente caso alguma coisa esteja em desacordo com o combinado.

O contrato de locação deve prever todas as obrigações do inquilino, bem como as penalidades em caso de descumprimento dessas obrigações.

Faça uma boa análise do possível inquilino antes de fechar o contrato.

Antes de firmar o contrato, você precisa de informações básicas sobre o locatário. É comum perguntar sobre a renda dele, mas é impossível saber qual é a renda real dele. Uma das melhores formas de contornar isso é fazer uma análise de crédito do locatário.

Essa análise vai verificar o histórico de pagamento (ou não pagamento) do locatário, ver o seu score no Serasa e coisas do tipo. O problema é que esse serviço não sai barato para a imobiliária.

A boa notícia é que a InMediam oferece esse serviço de forma gratuita para a imobiliária quando os contratos são feitos juntamente com a InMediam. Com isso, além de eliminar a necessidade de fiador no contrato, a imobiliária ainda terá uma maior segurança nos contratos e mesmo em caso de inadimplência do locatário, será amparada e ressarcida pela InMediam.

Clique nesse link para conhecer melhor a InMediam e tudo que ela oferece para as imobiliárias

Tenha uma boa relação com o seu inquilino

Também é importante manter contato com o inquilino durante o período de locação. Esteja sempre à disposição do seu inquilino quando ele precisar. Isso exige que sua imobiliária tenha funcionários capacitados e eficientes para melhor atender o locatário. Isso ajudará a identificar possíveis problemas e resolvê-los de forma amigável.

Em nosso blog, você terá acesso a uma variedade de artigos que abordam estratégias para alcançar a excelência no atendimento ao cliente e como isso pode resultar em maior fidelidade para a sua imobiliária.

Como contornar problemas de locação causados por inquilinos?

Se o inquilino estiver causando problemas, é importante agir de forma rápida e assertiva para que o problema não fique cada vez maior. As seguintes medidas podem ser tomadas:

  • Notificação extrajudicial: A notificação extrajudicial é uma forma de comunicar o inquilino sobre o problema. A notificação deve ser feita por escrito e deve conter um prazo para o inquilino resolver o problema. A notificação pode ser feita, por exemplo, em casos de atraso no aluguel, não pagamento de taxas condominiais, não conservação do imóvel, infrações à lei do inquilinato, etc.
  • Ação judicial: Em caso de descumprimento da notificação extrajudicial, o proprietário pode entrar com uma ação judicial contra o inquilino.

Como a InMediam pode te proteger de problemas com o locatário

Como já pontuamos anteriormente, a InMediam possui uma série de serviços que vão ajudar sua imobiliária a se proteger de problemas de locação. Veja alguns destes serviços:

Garantia Locatícia

Esse serviço de garantia locatícia, elimina a necessidade de fiador no contrato de aluguel e ainda te dá garantia de recebimento do aluguel em caso de inadimplência do locatário. Tudo isso e a imobiliária e a imobiliária ainda recebe comissão em cada contrato efetuado.

Seguro Incêndio

O seguro incêndio é obrigatório por lei. Ele protege a imobiliária e o inquilino de danos ao imóvel e, consequentemente, prejuízos financeiros. Além disso, ele oferece assistência técnica 24h por dia, sendo uma dor de cabeça a menos para a imobiliária resolver.

Apoio jurídico

Quando a imobiliária precisa entrar com uma ação judicial contra algum locatário que está causando problemas, ela precisa desembolsar um alto valor com advogado. A InMediam oferece apoio jurídico para a imobiliária nos contratos feitos com ela, o que é um gasto a menos para a imobiliária.

Análise de crédito

Como já foi dito, a análise de crédito é um serviço que ajuda a ter mais informações sobre o locatário, como uma forma de precaução. Este é um serviço custoso, mas que a InMediam oferece gratuitamente para as imobiliárias parceiras.

Aplicativo de Vistorias

O InSpect é a primeira smart vistoria do Brasil. Com ele você faz vistorias com muita qualidade em pouco tempo. Fotos, vídeos, armazenamento em nuvem, assiantura digital, comunicação entre as partes com número de protocolo, plataforma de gestão de vistorias, são apenas algumas das várias funcionalidades que o InSpect oferece.

Assinatura Digital

Poupe tempo e dor de cabeça no processo de locação ao utilizar a assinatura digital. Com ela, você dispensa a necessidade de autenticação de documentos em cartório e elimina a necessidade da ida do locatário até a imobiliária apenas para assinar documentos.

Conclusão

Quando um inquilino está causando problemas pode causar prejuízos financeiros e estresse para as imobiliárias. Por isso, é importante se prevenir e tomar medidas para evitar que problemas aconteçam. Seguindo todas as dicas que abordamos nesse artigo, certamente sua imobiliária vai estar muito mais protegida de eventuais problemas.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *