Conhece todas as principais informações sobre as formas de garantia locatícia? Afinal, quando se trata de alugar um imóvel, a segurança é fundamental tanto para o proprietário quanto para o inquilino.

A legislação brasileira, por meio da Lei do Inquilinato, estabelece diversas formas de garantia para assegurar que ambas as partes fiquem tranquilas durante o período de locação.

O Mercado Imobiliário e as Mudanças nas Formas de Garantia Locatícia
Foto de Adobe Stock

Entre as opções de garantia disponíveis, destacam-se algumas como a caução, que funciona como um depósito de segurança, e a fiança, onde uma terceira pessoa se responsabiliza pelo cumprimento do contrato.

Vamos detalhar cada tipo e mostrar como eles podem ser benéficos no mercado imobiliário.

Principais formas de garantia locatícia

1 – Caução

No Brasil, uma das formas de garantia locatícia para assegurar o bom andamento de um contrato de aluguel é o acordo de caução entre proprietário e inquilino.

Nessa modalidade, é comum que o inquilino deposite um valor, ou seja, sem fiador! Geralmente, esse valor corresponde a até três vezes o montante do aluguel, em uma conta poupança.

Desse modo, o depósito serve como uma salvaguarda para o proprietário contra possíveis inadimplências.

Interessante destacar que, ao término do contrato de locação, se não houver débitos pendentes, o inquilino tem o direito de reaver essa quantia, acrescida dos juros e correções gerados durante o período.

Além disso, é importante salientar que a Lei do Inquilinato, que rege as locações de imóveis urbanos no país, apresenta diretrizes específicas sobre a caução.

2 – Fiador

No mundo dos aluguéis, uma das formas de garantia locatícia mais comuns é através da figura do fiador.

Portanto, vamos entender melhor como isso funciona, basicamente, o fiador é alguém que se responsabiliza por cobrir as despesas do aluguel caso o inquilino não consiga pagar.

Essa é uma forma de assegurar ao proprietário do imóvel que ele receberá o pagamento devido, independente de imprevistos.

Mas, o que é necessário para alguém se tornar um fiador? Os requisitos incluem:

  • Ter uma renda estável;
  • Possuir um imóvel próprio e quitado;
  • Não apresentar restrições financeiras em seu nome;
  • Compreender os riscos envolvidos, tanto financeiros quanto jurídicos;
  • Apresentar o IPTU do ano corrente, mostrando o valor venal da propriedade;
  • Disponibilizar a matrícula atualizada do imóvel, que pode ser a original ou uma via obtida através do Arisp.

Esses requisitos garantem ao locador uma segurança extra na hora de alugar seu imóvel, tornando o fiador uma peça-chave no processo de locação.

3 – Título de capitalização

Imagine a seguinte situação: você está alugando um imóvel e, em vez de se preocupar com fiadores ou seguros, opta por um título de capitalização como garantia.

Funciona assim: você adquire esse título e o associa a seu contrato de locação, garantindo que, em caso de atrasos nos pagamentos do aluguel, haverá uma cobertura.

Entretanto, o interessante aqui é que o valor do título geralmente varia entre seis e dez vezes o montante do aluguel mensal, mas não acarreta custos adicionais para você enquanto inquilino.

Ao final do contrato, se tudo estiver certo com os pagamentos, você, como locatário, tem o direito de resgatar o valor do título com as correções monetárias aplicadas.

Por outro lado, se houver alguma pendência financeira, o proprietário do imóvel pode fazer o saque desse valor.

A contratação desse tipo de garantia é bem simples e rápida, geralmente intermediada por um corretor de seguros, sem aquela papelada excessiva.

No entanto, é importante ressaltar que o título de capitalização não é a opção mais econômica.

Os proprietários de imóveis, sabendo da segurança que esse método oferece, costumam pedir um valor de investimento considerável, que pode chegar a seis meses do valor do aluguel. É uma alternativa prática, mas que requer uma análise cuidadosa do seu orçamento.

4 – Seguro fiança

No mercado brasileiro de aluguéis, o Seguro Fiança se destaca como a segunda opção mais popular entre as formas de garantia locatícia, superado apenas pelo tradicional fiador.

Esta opção, escolhida pelo inquilino, envolve a contratação de uma seguradora, ou seja, esta empresa se responsabiliza por emitir a apólice e assegurar a garantia do contrato.

Desse modo, caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, a seguradora assume a responsabilidade financeira.

Isso inclui cobrir o aluguel em atraso e lidar com questões delicadas, como evitar processos de despejo.

Um ponto atrativo do Seguro Fiança é seu custo, que gira em torno de 15% do valor mensal do aluguel, o que torna a opção relativamente acessível e ainda oferece a possibilidade de parcelamento da dívida pelo inquilino.

Entretanto, é importante lembrar que, ao término do contrato de aluguel, o valor investido no Seguro Fiança não é reembolsável.

Além disso, o proprietário do imóvel tem a liberdade de solicitar a inclusão de outras despesas na apólice, como as taxas de condomínio e o IPTU, aumentando a cobertura do seguro.

5 – InMediam

A garantia locatícia InMediam é uma modalidade cada vez mais popular no mercado imobiliário. Trata-se de uma opção digital e simplificada, proporcionando agilidade tanto para o proprietário quanto para o locatário.

A análise de crédito do inquilino é realizada por um sistema inteligente, levando apenas alguns minutos.

A imobiliária insere as informações na plataforma e, se aprovado, o cliente efetua o pagamento da taxa da garantia por meio de boleto, PIX ou até mesmo no cartão de crédito.

A garantia não gera custos para a imobiliária e oferece a maior cobertura contra inadimplência do mercado, com proteção de até 45 vezes. A InMediam tem a maior cobertura do mercado.

Como escolher a melhor opção de garantia de locação?

Ao buscar um imóvel para alugar, um dos passos cruciais é decidir as formas de garantia locatícia.

Afinal, essa escolha é fundamental e deve ser feita com cuidado, pois cada opção tem suas particularidades: a InMediam é perfeita para isso!

Primeiramente, considere se você tem disponível o valor necessário para um depósito caução.

Esse montante, geralmente equivalente a alguns meses de aluguel, fica retido como garantia durante o período de locação.

Outro ponto a analisar é a possibilidade de contar com um fiador, pois essa é a pessoa que deve ter renda comprovada, e se responsabiliza pelo pagamento do aluguel, caso você não consiga cumprir com essa obrigação.

Conheça a garantia locatícia InMediam a seguir e saiba como começar o processo agora mesmo!

Conheça a garantia locatícia da InMedian

A InMediam se destaca no mercado de locações ao facilitar o processo de alugar um imóvel.

Eles propõem uma solução prática para aqueles que buscam uma moradia, sem a necessidade de um fiador.

Além disso, o procedimento para contratar esse serviço é notavelmente simples.

Essa abordagem inovadora do mercado imobiliário torna o sonho de alugar uma casa ou apartamento muito mais acessível.

Com a InMediam, pagar o aluguel sem a necessidade de um fiador tradicional se tornar uma realidade concreta, oferecendo segurança durante todo o processo de locação.

Portanto, para aproveitar essa facilidade, basta selecionar um imóvel associado à InMediam de sua preferência.

Depois, é só aguardar o processo de troca de informações, a documentação necessária e a análise de perfil. Assim, você garante a locação de maneira eficiente e sem complicações.

Dúvidas sobre as principais formas de garantia locatícia? Deixe abaixo nos comentários!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *