Trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias já se tornou uma realidade para muitas pessoas e companhias, mas será que é realmente seguro?

Afinal, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto e tem curiosidades sobre como funciona a assinatura eletrônica.

trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias
Trabalhar com assinatura eletrônica é vatanjoso para o dia a dia das imobiliárias. | Foto: Pixabay

Pensando nisso, reunimos algumas informações bem importantes sobre o assunto, assim como os seus principais benefícios!

Quer saber mais sobre como trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias? Então acompanhe este artigo até o final e fique por dentro das novidades!

Boa leitura!

Afinal, o que são assinaturas eletrônicas?

Há uma variedade de opções que se enquadram no campo da assinatura eletrônica, inclusive:

  • É possível assinar um documento digitando seu nome e outros dados de identificação, tais como o número da sua identidade e/ou CPF;
  • Firmar um documento digital com a sua assinatura real através de um formato pronto, ou usando o seu dedo em uma tela sensível ao toque;
  • Realizar assinaturas com credenciais, que podem exigir biometria, entrada de senha ou criptografia e coordenação com um prestador de serviços de confiança (TSP) verificado.

A terceira opção é a mais segura e recomendada para as imobiliárias, especialmente quando se trata de contratos ou outros itens que envolvam conformidade.

Como funcionam as assinaturas eletrônicas?

Se você pensa em trabalhar com assinatura eletrônica, entenda que na maioria das vezes, a dinâmica é a mesma.

Se você estiver simplesmente assinando um documento digital com um modelo, assim como você faria na maioria das lojas hoje em dia ao finalizar um pagamento, a imagem da assinatura é capturada e anexada ao documento

No entanto, as assinaturas eletrônicas mais avançadas usam tecnologia de verificação para garantir que as assinaturas sejam autênticas e seguras.

Desse modo, estas assinaturas fornecem trilhas de auditoria, criptografia e outras ferramentas backend para garantir a autenticidade.

Aqui está um rápido olhar sobre como estes processos que funcionam:

  • Um documento é enviado a uma parte interessada e requer uma assinatura;
  • O usuário confirma sua identidade. Isto pode ser feito através de um ID validado, DocuSign ou com biometria que utiliza identificação de dedos, rosto ou tecnologia que mede como uma pessoa assina seu nome, incluindo a forma e o comprimento dos traços da caneta e a pressão utilizada (são diversos os tipos de softwares que podem analisar as assinaturas);
  • Os dados sobre a assinatura eletrônica são anexados ao documento digital;
  • O documento e a assinatura verificável e rastreável continuam através do fluxo de trabalho automatizado até o próximo passo exigido pela empresa para o processamento.

Quais são os benefícios de trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias?

Devido ao fechamento das empresas por conta da pandemia, as empresas se equiparam com soluções de assinatura eletrônica, mas na pressa, alguns pontos essenciais não foram suficientemente levados em conta.

De fato, em vista da sensibilidade do conteúdo que passa por essas diversas ferramentas, o aspecto da segurança, que proporciona proteção e valor legal aos documentos assinados, deve ser um dos principais critérios de seleção.

Pensando nisso, reunimos alguns dos principais benefícios de se trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias, veja abaixo:

Maior segurança

Graças a um sistema de chaves de criptografia e processos de identificação abrangentes, a assinatura digital garante tanto a autenticidade da assinatura quanto a integridade do documento.

Portanto, é impossível falsificar a assinatura eletrônica e/ou modificar o documento associado, ou seja, os contratos de locação e de compra passam a ter mais segurança.

Maior eficiência

A economia de tempo gerada pela implementação de uma solução de assinatura eletrônica na gestão imobiliária é significativa!

Além de oferecer um rastreamento claro para otimizar o acompanhamento das transações, a assinatura digital torna possível reduzir os processos de transmissão, tanto interna quanto externamente.

Portanto, esqueça a impressão, digitalização, serviços de entrega e viagens repetidas para coletar assinaturas e esqueça também o arquivamento físico!

Graças a uma ferramenta de assinatura eletrônica segura e de alto desempenho, você pode facilmente encontrar seu arquivo de provas dentro de uma plataforma intuitiva e protegida.

Benefícios econômicos

Entre as muitas vantagens de um software de assinatura digital, a redução dos custos de impressão, envio e processamento está em primeiro lugar.

Afinal, ao utilizar um software de assinatura digital, a produtividade dos funcionários aumenta devido à redução no tempo de processamento da aplicação. Isto permite que os funcionários da imobiliária se concentrem em tarefas de maior valor agregado, como um bom atendimento aos clientes e resolução de problemas de inadimplência de imóveis alugados.

Ao mesmo tempo, os custos administrativos são reduzidos consideravelmente, ou seja, menos consumo de papel, sem mais despesas postais, sem mais tinta para impressão etc.

Escolha sustentável

Optar por trabalhar com assinatura eletrônica tem um impacto muito positivo sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em geral, pois a assinatura remota reduz drasticamente as viagens.

De fato, a assinatura pode ser feita remotamente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além de colocar um fim às viagens envolvidas na assinatura de documentos, a assinatura eletrônica também reduz consideravelmente o uso de papel.

Não há necessidade de imprimir, fotocopiar ou arquivar fisicamente seus documentos. Seus contratos, mandatos, arrendamentos, cartas ou quaisquer outros documentos são digitalizados e protegidos dentro de uma interface protegida.

As vantagens de implementar uma solução de assinatura eletrônica em sua empresa são bem comprovadas.

Segurança de processo e conteúdo, economia de tempo, redução de custos, aumento de produtividade e benefícios ambientais fazem parte do dia-a-dia das organizações que implementaram os processos digitais como a assinatura eletrônica.

Conclusão

Com certeza ficou bem mais fácil compreender o quão vantajoso pode ser trabalhar com assinatura eletrônica em imobiliárias.

Entretanto, é importante ter em mente que a busca por um software de confiança é muito importante nesse processo, assim como informar sobre a mudança a todos os clientes e envolvidos no processo.

Garantimos a você que a longo prazo essa pode ser uma ótima opção em termos de economia, estratégia e eficiência no trabalho.

Gostou das nossas dicas sobre como trabalhar com assinatura eletrônica? Então aproveite e compartilhe com os seus colegas de trabalho, outras imobiliárias e corretores parceiros!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *