O dia a dia de uma imobiliária e a rotina de um corretor é muito dinâmica, repleta de tarefas. Para garantir sucesso em sua carreira, é preciso que a rotina seja organizada, eficiente e que permita a empresa alcançar suas metas e objetivos.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como é a rotina de um corretor e algumas dicas para torná-la mais produtiva, basta continuar lendo esse conteúdo!

Dia a dia de uma imobiliária  

Com uma série de tarefas no dia a dia, manter uma rotina organizada é crucial para o corretor de imóveis. Afinal, são muitas as distrações e, por esse motivo, uma imobiliária que não é organizada com a rotina de trabalho, poderá sofrer com:

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  • Procrastinação;
  • Atraso nos prazos; e
  • Perder compromissos e até negócios.

Para evitar uma rotina desorganizada e os prejuízos que ela pode causar, é preciso seguir alguns passos para ter uma rotina de uma imobiliária mais organizada:

  • Certifique-se de todas as obrigações que precisam ser feitas durante o dia;
  • Comece as atividades pelas mais difíceis e urgentes; e
  • Deixe para o final do dia as atividades que não são urgentes e que são mais fáceis e rápidas de fazer. 

Mas, quais são as tarefas de um corretor de imóveis e como é o dia a dia de uma imobiliária? Veja mais logo abaixo!

1. Manter a organização da carteira de clientes 

Na rotina de qualquer corretor de imóveis, a organização está sempre presente. Assim, manter a carteira de clientes organizada também faz parte do trabalho diário, pois ajuda a ter uma visão mais nítida e clara sobre o mercado.

E, como consequência, é possível realizar outras tarefas que também são essenciais, como por exemplo:

  • Cadastrar dados;
  • Incluir imóveis que façam parte do perfil dos clientes;
  • Gerenciar contatos;
  • Anotar e ver as reuniões; e
  • Fazer visitas e outros processos diários. 

A boa e velha agenda de papel pode ser substituída com tecnologias que tornam mais rápido e prático para organizar e controlar a carteira de clientes. Uma das mais usadas é o Customer Relationship Management (CRM), que possibilita fazer inúmeras tarefas diárias importantes para fazer uma transação imobiliária. 

2. Entrar em contato com os clientes 

Uma das tarefas que está sempre presente no dia a dia de uma imobiliária é entrar em contato com os clientes que fazem parte da carteira dos corretores. Mesmo que o cliente em si já tenha uma relação ou já tenha finalizado um negócio, eles não podem ser deixados de lado.

Sendo assim, é dever do corretor entrar em contato com os clientes para verificar se há alguma coisa em que possa ajudar. Como por exemplo, novos imóveis de seu interesse, locação de propriedades, outras questões e suporte que o cliente possa precisar. 

Além disso, também faz parte da rotina de uma imobiliária entrar em contato com aqueles possíveis clientes que tenham interesse em seus serviços ou imóveis da sua carteira. Esse tipo de contato pode ser feito por meio de diferentes opções, tais como:

  • Telefone;
  • WhatsApp;
  • Redes sociais;
  • Site;
  • E-mail;
  • Entre outras plataformas que a imobiliária tenha.

Todo bom corretor precisa separar um tempo em sua rotina para fazer essa tarefa.

3. Fazer visitas aos imóveis

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Visitar os imóveis para locação e venda também faz parte do dia a dia de uma imobiliária. Por isso, é importante que o corretor mantenha sua agenda organizada, já que é preciso saber, antecipadamente, quais os compromissos do dia.

O ideal é verificar um dia antes com os clientes agendados se eles poderão ou não ir às visitas. Dessa forma, fica mais fácil de encaixar outros clientes interessados, além de evitar deslocamentos desnecessários até os imóveis e perder um dia que poderia ser produtivo. 

4. Cuidar da papelada no dia a dia de uma imobiliária

Todas as transações imobiliárias, não importa se é de venda ou locação de imóvel, precisam de alguns documentos e processos para que tudo seja feito. Sendo assim, cuidar de todas as papeladas também faz parte do dia a dia de um corretor de imóveis.

Quando for realizar alguma transação imobiliária, é necessário ficar atento aos seguintes pontos:

  • Documentos que devem ser providenciados, conforme cada cliente e transação que será feita;
  • Listar as etapas da negociação e o que será necessário em cada uma delas, desde a visita, até fechar um negócio;
  • Verificar todos os dados e as informações que precisa coletar com o cliente;
  • Entre outros fatores, de acordo com a transação realizada. 

5. Se atualizar sobre o mercado imobiliário 

Não há dúvidas de que a profissão de corretor de imóveis é bem dinâmica, da mesma forma que o mercado também é. Logo, é importante que os profissionais da área se mantenham atualizados, diariamente, a respeito do mercado.

Em outras palavras, também faz parte da rotina de uma imobiliária ficar atento quanto às notícias sobre imóveis e economia. Manter-se atualizado não é só essencial para o corretor, como também permite ficar a par sobre as oportunidades e tendências do setor.

E, é claro, passa uma maior credibilidade aos clientes, uma vez que a imobiliária tem informações seguras e atualizadas, de acordo com o mercado.

6. Fazer networking 

Todos os dias o corretor precisa trabalhar a sua rede de contatos, bem como realizar cursos em sua área. Isso porque, por meio disso é possível expandir mais a carteira de clientes, além de construir relacionamentos, realizar transações e aproveitar melhor as oportunidades.

Sendo assim, é preciso que o corretor coloque em sua rotina a visita a eventos do setor, manter contato com outros colegas de profissão, pedir indicação para aqueles que já conhecem a imobiliária, etc.

Dicas para tornar o dia a dia de uma imobiliária mais organizado

Agora que você já sabe como é agitada a rotina de um corretor de imóveis, veja a seguir algumas dicas para deixá-la mais organizada e facilitar os processos.

Planeje o seu dia, antes de começar a trabalhar

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Embora possa parecer bem óbvio, planejar o seu dia, de acordo com o vencimento de prazos e reuniões pré-agendadas é uma ótima forma de começar o dia com uma rotina mais produtiva. Muitos profissionais não fazem isso e apenas vão trabalhar sem nenhum planejamento, apenas aguardam surpresas do dia.

Essas surpresas podem ir desde corretores que pedem ajuda para ir visitar um cliente até um incorporador que precisa de um auxílio de última hora. Porém, esse tipo de situação mina o seu tempo e reduz o nível de produtividade.

Ao passo que sair de casa com um plano para o dia irá permitir saber quais compromissos você precisa cumprir. Manter a equipe a par de sua agenda também será de grande ajuda para que você só seja solicitado quando for preciso.

No dia a dia de uma imobiliária, foque em uma tarefa de cada vez

Um erro que muitos cometem, sem ao menos perceber é tentar fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. Caso não foque sua atenção em apenas uma tarefa de cada vez, dificilmente você conseguirá terminar uma dessas tarefas.

Sendo assim, tente evitar o hábito de querer fazer tudo de uma vez e comece uma tarefa por vez. Para muitos pode ser difícil, devido ao dinamismo da rotina de uma imobiliária, mas basta dedicação e disciplina para ter mais foco.

Priorize a tarefa mais importante primeiro

Isso já foi dito, mas vale a pena mencionar mais uma vez que é melhor priorizar a tarefa mais importante e difícil primeiro. Independente de qual seja a tarefa mais importante do seu dia, o ideal é colocá-la em primeiro lugar, pois é possível que ela tome mais tempo de seu dia.

Crie uma ‘to-do list’ do que não fazer

Criar uma “to-do list” do que fazer pode ajudar a organizar-se melhor, mas criar uma lista do que não fazer ajuda a ganhar mais tempo e agilizar sua rotina. Veja quais as tarefas que mais roubam tempo, quais aquelas que diminuem o nível de produtividade, etc.

Liste essas coisas para assim conseguir evitá-las para eliminar de sua rotina para agilizar as tarefas do trabalho e aumentar a produtividade.

Divida grandes trabalhos em pequenas tarefas

É quase impossível para qualquer um dispor de um dia inteiro de trabalho para dedicar-se a um único projeto. Afinal, são tantas tarefas e interrupções que ele terá que fazer que será difícil  manter-se concentrado.

Sendo assim, quando tiver um projeto ou tarefa que requer uma maior atenção e mais tempo de dedicação a ele, o ideal é dividi-lo em pequenas e médias tarefas. Assim ficará mais fácil chegar ao objetivo, ao contrário do que fazê-lo de uma única vez.

Conte com a ajuda de um sistema de gestão

Um sistema de gestão imobiliária é um dos maiores aliados entre aqueles que trabalham na área. Pois, através desses sistemas é possível digitalizar uma série de processos e documentos, tornando a rotina muito mais fácil e prática para os corretores.

Conclusão

Como você pôde ver, o dia a dia de uma imobiliária é agitado e repleto de tarefas que precisam ser feitas. Para obter um bom trabalho, a palavra-chave é organização, assim facilita a rotina de trabalho.

Por fim, gostou de conhecer como é a rotina de um corretor de imóveis? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!

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