11 dicas incríveis que vão melhorar a captação de imóveis em sua imobiliária!

Aumentar a captação de imóveis é algo essencial para o corretor que deseja destacar-se de sua concorrência e obter sucesso no ramo. A captação é o primeiro passo para fechar qualquer tipo de negócio.

E para obter o sucesso nesse processo, é preciso que ele seja feito de maneira adequada desde o princípio. Sendo assim, caso tenha interesse em saber como expandir a sua captação de imóveis, continue lendo esse conteúdo para conhecer dicas bem úteis!

Corretor de Imóvis - InMediam.com.br
Foto de Kindel Media no Pexels

O que é captação de imóveis?

De modo geral, a captação de imóveis é sobre buscar imóveis disponíveis para locação ou venda. O objetivo é destina-los para certas demandas ou até mesmo para elevar a carteira de ofertas da imobiliária.

Captar imóveis é um processo que envolve a busca por boas oportunidades de negócio. Sendo assim, a captação é essencial no ramo de imóveis e precisa de uma atenção extra dos corretores.

Para que esse processo possa ser feito de um jeito mais eficaz, o captador deve ficar atento quanto a alguns assuntos. Como por exemplo, a procura por imóveis que sejam bons, entender quais são as novas tendências do mercado, estar sempre preparado no cenário on-line etc.

Apesar de esse processo não ser tão simples assim, há muitas maneiras de aumentar as chances de captar imóveis de forma adequada. E, assim, ter sempre o imóvel ideal para o seu cliente.

Portanto, confira a seguir quais são as melhores dicas para aumentar a sua captação de imóveis!

1. Tenha um site imobiliário para captação de imóveis

Como dito acima, estar presente no ambiente on-line é uma forma de aumentar a sua captação de imóveis. Por isso o primeiro passo é ter um site imobiliário; esse simples fato pode gerar para sua imobiliária bastante credibilidade.

Afinal, qualquer um que acessar o site e deparar-se com um conteúdo completo, se sentirá mais segundo e confiante em permitir que você realize a venda do imóvel dele.

2. Seja profissional

Não esqueça de que ser profissional é a base para oferecer sempre um bom serviço, o que não seria diferente para conseguir uma boa captação de imóveis. Não é uma tarefa simples fazer com que o cliente confie em você, não é mesmo?

Ainda mais dentro de um setor que consiste em transações de grandes quantias, como é o caso do setor de imóveis. Desse modo, é importante saber como manter uma postura ética e correta, atuando de modo legal e evitando usar táticas enganosas.

Uma boa apresentação e educação também são pontos que contribuem. Isso não significa que você precise estar sempre trajado de terno e gravata; usar roupas sociais e sóbrias já ajudam para exibir a seriedade e compromisso com o trabalho.

3. Entenda as necessidades dos dois lados na hora de captar imóveis

Casa para Vender - InMediam.com.br
Foto de Kindel Media no Pexels

Faz parte do papel de um corretor entender quais são as principais exigências e necessidades de seu público. Para que assim possa captar imóveis que, de fato, sejam relevantes na composição da cartela de ofertas.

Sendo assim, o ideal é avaliar quais são os negócios que podem levar ao sucesso de suas vendas, bem como quais são aqueles que irão afundá-las, tais como:

  • Localização;
  • Áreas comuns;
  • Espaço para veículos;
  • Tamanho do terreno;
  • Entre outras questões importantes para a venda e locação de um imóvel.

Quando o assunto é captação de imóveis, o que pode ser bem útil é um software para corretores que ajuda na relação entre o dono do imóvel e o corretor. Esse tipo de software conta com funções que fornecem a atenção que ambos os lados precisam.

Como, por exemplo, o envio automático de e-mails para o cliente, informando-o sobre o processo de venda, agendamento de visitas, entre outros fatores para manter o dono do imóvel sempre atualizado.

4. Para uma captação de imóveis efetiva, esteja sempre disponível

Estar sempre disponível pode ser crucial para os clientes que desejam vender os seus imóveis. Um erro comum que muitos cometem nessa parte, sem ao menos perceber, é ter apenas um número para contato.

Nesse processo de captação, o recomendado é ter um celular que esteja sempre ligado, com pelo menos dois chips de operadoras diferentes. Além disso, também fique sempre de olho na sua caixa de mensagens no e-mail.

Os apps de comunicação são pontos fundamentais para aumentar a sua captação de imóveis. Um dos meios de contato mais usados entre as pessoas é, sem dúvida, o WhatsApp, então esteja presente nesse app.

E não esqueça de sempre responder o mais rápido possível, evite deixar o cliente muito tempo sem uma resposta, pois isso não ajuda em nada.

5. Tenha boas conexões

Outro ponto crucial para aumentar a sua captação de imóveis é estabelecer boas conexões com outras pessoas que também atuam nesse setor. Além dos corretores de imóveis, essa dica também vale para outros colaboradores do setor e a rotina imobiliária de modo geral.

Sabe aquele porteiro, zelador ou garagista? Eles também podem te oferecer informações importantes para a captação de imóveis. Como por exemplo, os imóveis usados que logo ficarão disponíveis para venda.

Dessa forma, sempre que puder, tente criar um bom relacionamento com essas pessoas, dê o seu contato a elas e lembre-se de recompensar as notícias valiosas que receber.

6. Mapeie locais estratégicos

Mapear locais estratégicos é uma tática muito usada entre aqueles que desejam diferenciar-se na captação de imóveis. Essa tática irá permitir que você chegue antes mesmo de outros corretores para encontrar várias oportunidades e ter uma ótima cartela de imóveis para oferecer aos clientes.

O ideal é evitar ter opiniões pré-estabelecidas e preconceitos. Isso significa que, não é incomum de um bairro nobre estar decadente, enquanto outras áreas que, na maioria das vezes, não são valorizadas, estejam em um grande desenvolvimento.

Foque nos locais que tenham tido mais empreendimentos imobiliários, estações de trens e construções de shoppings.

7. Fique atento às tendências do mercado

Estar sempre atento e atualizado quanto as tendências do mercado imobiliário é outro passo crucial para aumentar a sua captação de imóveis. Afinal, essa é uma maneira de estar um passo a frente dos concorrentes.

Além de ajudá-lo a obter a confiança dos donos de imóveis que irão despertar o interesse dos clientes. Mas, para isso, você deve ficar sempre atento às notícias desse setor.

Tente acompanhar os jornais, revistas e periódicos, mas não deixe de lado a internet, ela é uma poderosa aliada. Você poderá encontrar inúmeros sites sobre esse setor, bem como fóruns focados em discussão entre os corretores.

8. Faça um blog

Montar um plano de divulgação é vital e, para isso, deve-se investir mais em estratégias de marketing digital. Hoje em dia, essas estratégias são muito eficientes e mais em conta, ao contrário dos meios tradicionais de publicidade.

Além do site para a sua imobiliária, ter um blog também é uma ótima maneira de aumentar a sua captação de imóveis no ambiente on-line. Nesse blog, você poderá fornecer conteúdos que sejam úteis e artigos relevantes.

Assim, é possível ganhar maior credibilidade e autoridade na sua área, bem como ter uma grande vantagem no mercado para a imagem de sua empresa.

Chave de Imóvel - InMediam.com.br
Foto de Kindel Media no Pexels

9. Esteja presente nas redes sociais

Já falamos sobre a importância de ter um site, um blog e agora chegou a hora de falar sobre as redes sociais. Hoje em dia, aqueles que não têm uma presença nas redes sociais estão ficando para trás.

Para aumentar a captação de imóveis é, sem dúvida, importante ter perfis profissionais em algumas dessas mídias. Você pode começar com uma fanpage no Facebook, por exemplo, depois criar contas em outras redes.

O Instagram é outra rede que tem feito sucesso entre os brasileiros, então também pode ser bem útil para captar imóveis. Mas, lembre-se de que é preciso interagir com o seu público-alvo, estar sempre ativo e responder todas as perguntas.

10. Faça e-mail marketing

Embora tenha sido considerado como uma estratégia ultrapassada, o e-mail marketing é, na realidade, muito eficiente em inúmeras áreas do mercado. Para aumentar a captação de imóveis não seria diferente; uma ótima lista de endereços pode ser muito útil.

Lembre-se sempre de pegar dados de seus clientes e parceiros para enviar e-mails que sejam relevantes. E quando estiver em busca de algum imóvel em específico, você também pode entrar em contato com a sua lista.

11. Oriente de forma correta

Sempre que algum cliente entrar em contato com você, procure orientá-lo da maneira correta e adequada. Detalhe o máximo possível todos os serviços oferecidos na venda e quais são os seus diferenciais.

Mostre ao cliente qual a sua forma de anunciar e quais são os seus canais favoritos de comunicação, para que assim o dono do imóvel sinta mais segurança. Além disso, também é preciso deixar bem claro qual o percentual da taxa de corretagem que você irá receber ao final da transação.

Avise que o CRECI de sua região é quem tabela esse tipo de serviço e que você trabalha de acordo com o conselho de modo ético e dentro da lei.

Conclusão

Em suma, essas são apenas algumas dicas que você pode colocar em prática para aumentar a sua captação de imóveis. Ao seguir todos esses passos, você atrairá mais clientes, ganhará a confiança deles e ainda estará com uma cartela de imóveis mais ampla.

Caso tenha gostado dessas dicas ou queira compartilhar as suas dúvidas e sugestões, deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.