Informações que todo locatário precisa saber para alugar um imóvel

Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas informações que todo locatário precisa saber para alugar um imóvel. Interessante não é? Então, fique aqui com a gente para não perder nadinha. Faça uma boa leitura!

Para início de conversa, na hora de alugar um imóvel, atenção aos termos do contrato, para não ter surpresas durante a locação.

Para que você saiba de todos os detalhes, antes de assinar um contrato, separamos cinco pontos importantes para essa hora. Veja quais são eles!

1) Prazo do contrato e multas

Caso você queira entregar o apartamento, antes do fim da data estabelecida, atenção para o prazo do contrato e as multas estabelecidas.

Os prazos costumam variar de 12 a 30 meses. Então, antes de assinar o contrato, que tal tentar negociar com o proprietário do imóvel um tempo favorável aos dois?

2) Divisão das taxas

De acordo com a lei do inquilinato, Lei nº8.245 de 1991, o pagamento do seguro incêndio e o IPTU é de obrigação do locador. Mas, essa responsabilidade pode ser transferida para o locatário, desde que isso conste no contrato de locação. Por isso, confira se isso está claro em seu contrato e negocie com o locador as possibilidades. Saiba mais sobre o IPTU e o seguro incêndio.

Além disso, há taxas de condomínio que variam entre as ordinárias e extraordinárias, de responsabilidade do inquilino e do locador, respectivamente.

3) Tipo de garantia locatícia

Outro ponto importante é a garantia locatícia estabelecida em contrato. Há algumas possibilidades como, depósito caução, fiadores ou os planos oferecidos pela InMediam.

A garantia locatícia com a InMediam possibilita que o locatário assine o contrato sem precisar de fiador; um processo sem burocracia e completamente on-line. Entenda qual o melhor plano da empresa para você.

4) Detalhes da vistoria

Junto ao contrato terá o termo de vistoria de entrada. Nele ficam especificadas as condições do imóvel, no momento em que foi alugado. É essencial que o locatário confira os detalhes, já que ao entregar o imóvel, ele deve estar no mesmo estado em que foi locado.

5) Direitos e deveres o locatário

Além dos detalhes do contrato, é essencial que o locatário saiba sobre a lei que rege esse tipo de contrato. A Lei do inquilinato determina os direitos e deveres do locatário e do locador; penalidades e procedimentos.

Por fim, esperamos que as informações que todo locatário precisa saber para alugar um imóvel te ajudem em seu processo de locação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.