Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas informações que todo locatário precisa saber para alugar um imóvel. Interessante não é? Então, fique aqui com a gente para não perder nadinha. Faça uma boa leitura!

Para início de conversa, na hora de alugar um imóvel, atenção aos termos do contrato, para não ter surpresas durante a locação.

Para que você saiba de todos os detalhes, antes de assinar um contrato, separamos cinco pontos importantes para essa hora. Veja quais são eles!

1) Prazo do contrato e multas

Caso você queira entregar o apartamento, antes do fim da data estabelecida, atenção para o prazo do contrato e as multas estabelecidas.

Os prazos costumam variar de 12 a 30 meses. Então, antes de assinar o contrato, que tal tentar negociar com o proprietário do imóvel um tempo favorável aos dois?

2) Divisão das taxas

De acordo com a lei do inquilinato, Lei nº8.245 de 1991, o pagamento do seguro incêndio e o IPTU é de obrigação do locador. Mas, essa responsabilidade pode ser transferida para o locatário, desde que isso conste no contrato de locação. Por isso, confira se isso está claro em seu contrato e negocie com o locador as possibilidades. Saiba mais sobre o IPTU e o seguro incêndio.

Além disso, há taxas de condomínio que variam entre as ordinárias e extraordinárias, de responsabilidade do inquilino e do locador, respectivamente.

3) Tipo de garantia locatícia

Outro ponto importante é a garantia locatícia estabelecida em contrato. Há algumas possibilidades como, depósito caução, fiadores ou os planos oferecidos pela InMediam.

A garantia locatícia com a InMediam possibilita que o locatário assine o contrato sem precisar de fiador; um processo sem burocracia e completamente on-line. Entenda qual o melhor plano da empresa para você.

4) Detalhes da vistoria

Junto ao contrato terá o termo de vistoria de entrada. Nele ficam especificadas as condições do imóvel, no momento em que foi alugado. É essencial que o locatário confira os detalhes, já que ao entregar o imóvel, ele deve estar no mesmo estado em que foi locado.

5) Direitos e deveres o locatário

Além dos detalhes do contrato, é essencial que o locatário saiba sobre a lei que rege esse tipo de contrato. A Lei do inquilinato determina os direitos e deveres do locatário e do locador; penalidades e procedimentos.

Por fim, esperamos que as informações que todo locatário precisa saber para alugar um imóvel te ajudem em seu processo de locação.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *