Como organizar os processos de inadimplência da sua imobiliária

Hoje vamos conversar um pouco sobre como organizar os processos de inadimplência da sua imobiliária. Assim, você verá que a gestão de uma imobiliária exige organização e um atendimento cuidadoso. Então, vamos lá?

Ao longo do dia a dia da imobiliária lidamos com contratos novos e renovações, entregas, vistorias, atendimento e toda a demanda interna, não é? E pra facilitar um dos processos mais importantes, ou seja, a inadimplência, separamos dicas sobre como organizar esses processos.

Organize a documentação e os dados de cada cliente

Pra início de conversa, o primeiro passo é deixar organizado e agrupado os processos de cada contrato. Estabeleça um modo de reunião de dados que permita a qualquer funcionário ter acesso a eles.

Assim, o ideal é que você organize grupos como contratos de locação, locadores (casos em que um locador seja proprietário de mais um imóvel) e os imóveis disponíveis.

Estabeleça um fluxo de atendimento

É importante que a imobiliária estabeleça um fluxo de atendimento e informe aos locadores e locatários, assim que fecharem o contrato. Vamos conferir alguns passos importantes?

  • Determine como devem ser pagos os contratos em atraso e como será o acesso a 2ª via do boleto para pagamento. Isso é fundamental!
  • Indique após quanto tempo a imobiliária entrará em contato com o locatário, para falar sobre o atraso, e depois de quanto tempo os fiadores, ou o responsável, serão acionados pela garantia locatícia;
  • Estabeleça, internamente, os responsáveis por realizar cada uma das atividades e mantenha esse fluxo para todos os contratos.

Por meio desse fluxo de atendimento você saberá como organizar os processos de inadimplência da sua imobiliária. Com isso, você verá que vai ser bem mais fácil assim! Diante disso, que tal fazer essa experiência em sua imobiliária e contar aqui pra gente?

Faça a gestão da comunicação

Outra dica é se atentar para a comunicação na empresa! Afinal, estabelecer um diálogo cordial e sincero com os clientes é um fator decisivo para a fidelidade e um relacionamento duradouro.

Assim, informe aos locadores e locatários como será feita a comunicação! Desta forma, você evita que eles sejam pegos de surpresa ou fiquem receosos com a falta de contato.

Por fim, defina os meios de comunicação que vocês irão utilizar; se é telefone, whatsapp ou e-mail e sempre esteja disponível nesse canal.

Utilize os serviços InMediam

Agora, pra facilitar ainda mais a organização dos processos de inadimplência em sua imobiliária, veja só o que temos pra você!

A InMediam possibilita o controle dos contratos e dos casos de inadimplência em uma plataforma completa e com atendimento com especialistas em minutos. Perfeito, não é mesmo?

Saiba que esse modelo de garantia locatícia possibilita que sem papelada de fiadores, de forma muito rápida, cada contrato esteja em conformidade.

Em caso de inadimplência, a InMediam garante até 30 vezes (a depender da cobertura contratada) o valor declarado (soma do valor do aluguel, taxas e condomínio); Além disso, ainda ajuda em todo o processo até o despejo do locatário em débito.

Não pressione

Acima de tudo, com todo o fluxo de ações e comunicação estabelecidos, não pressione o locatário!

Vivemos em uma época de incertezas, mas isso não deve afetar o seu relacionamento com os clientes; estabeleça a comunicação e não force algo além do que é determinado e já combinado.

Ao concluir a leitura deste artigo que tal parar um pouquinho e rever a organização dos processos de inadimplência em sua imobiliária? Caso necessário, com base no que leu, o que acha de fazer algumas mudanças?

Forte abraço! Até mais em nossa próxima leitura!

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