Atualizado em Abril de 2021

Qual plano escolher?

Fiança x Custódia: as diferenças e a importância de escolher o plano mais adequado para você

Se você está pensando em alugar um imóvel e não quer ter dor de cabeça em conseguir um fiador, a InMediam Garantia Locatícia oferece esse serviço de forma rápida e muito segura, contando com uma plataforma 100% on-line. A empresa disponibiliza dois planos: Fiança e Custódia. Mas como saber qual é o ideal para você? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher qual se encaixa melhor no seu planejamento financeiro.

Entenda a diferença entre os planos

A depender da cobertura contratada (CLÁSSICA ou PLUS) a InMediam oferece, respectivamente, a garantia de 20 ou 30 vezes o valor declarado. O locatário, depois do período do contrato, reembolsa parte dos valores se mantiver o pagamento em dia de todos os valores relacionados ao imóvel e às taxas da InMediam. O cálculo para o valor de cada plano é com base no valor declarado, que é dado pela soma: aluguel + condomínio + 1/12 do IPTU do imóvel.

COBERTURA CLÁSSICA:  Garantimos 20 vezes o valor declarado, para os planos Fiança e Custódia

Plano Fiança: o locatário paga uma taxa mensal de 7,5% do valor declarado, com a possibilidade de reembolso de parte do valor pago, apenas para aqueles que se mantiverem adimplentes com todas as exigências firmadas no contrato de locação, durante o período de vigência do contrato;

Plano Custódia: o locatário deposita junto à InMediam uma quantia que pode variar de 3, 6 ou 9 vezes o valor declarado. A taxa mensal é estipulada de acordo com o valor deixado em custódia, sendo de 4,5% para o plano custódia 3 vezes; 3% para o custódia 6 vezes e 0% para o custódia 9 vezes;

COBERTURA PLUS: A InMediam garante 30 vezes o valor declarado, na contratação dos planos Fiança e Custódia

Plano Fiança: o locatário paga uma taxa mensal de 9% do valor declarado, podendo reembolsar, igualmente, parte do valor pago (apenas para aqueles que se mantiverem adimplentes com todas as exigências firmadas no contrato de locação durante todo o período de vigência do contrato);

Plano Custódia: o locatário deposita junto à InMediam uma quantia que pode variar de 3, 6 ou 9 vezes o valor declarado. A taxa mensal é estipulada de acordo com o valor deixado em custódia, sendo de 5,5% (custódia 3 vezes); 4% (custódia 6 vezes) e 0% (custódia 9 vezes).

Após finalizado o contrato de locação e sendo efetuada a entrega do imóvel, sem nenhuma inadimplência ou pendência relacionada ao mesmo e as taxas InMediam, o locatário receberá a devolução do valor depositado em custódia reajustado com a TR (Taxa Referencial).

Veja detalhadamente em: Como funciona o plano custódia da InMediam

Planejamento Financeiro

A escolha do melhor plano começa a partir do seu planejamento financeiro pessoal. Você deve fazer as contas e optar por aquele que não comprometa o seu orçamento mensal ou anual. Nos dois planos você poderá reembolsar valores pagos, se mantiver o pagamento em dia, então pense no que poderá ser mais adequado para a sua saúde financeira.

Coloque na ponta do lápis os seus ganhos e gastos mensais e sua atual situação financeira. Verifique se você tem condições de fazer um depósito inicial e aderir ao plano custódia, resultando em um menor gasto mensal, ou, até mesmo, zerando os gastos relacionados às taxas InMediam. Ou, se para você o importante é pagar apenas o valor mensal, mesmo que a taxa seja superior, escolha o plano fiança.

Custos da Mudança

Além dos custos mensais, é necessário planejar o que será gasto no processo de mudança. O planejamento começa ao orçar, por exemplo, a transportadora que irá realizar o processo. E também o que é necessário no novo imóvel, como por exemplo uma cama menor ou uma nova mesa. Todos os custos devem ser levados em consideração para que você se planeje e veja qual dos planos, melhor te atende. Se você precisar realizar várias adaptações no imóvel, talvez o plano mais indicado, seja o plano Fiança, o qual não precisa de um depósito inicial.

Tempo de contrato e expectativas de futuro

No momento em que você está fechando um contrato é importante se atentar para o seu contexto de vida e quanto tempo você espera ficar naquele local. A vida é inconstante e pode mudar a qualquer momento, mas você pode estar um pouco mais preparado para as situações que se apresentarem ao longo da sua jornada. Por exemplo, se você irá para uma cidade realizar uma faculdade ou uma pós-graduação, você permanecerá de 2 a 4 anos ou se você for se casar e espera ficar naquele imóvel por mais tempo.

Quanto mais tempo você ficar em um lugar melhor poderá ser o seu planejamento. No plano custódia, você pode zerar o valor pago, mensalmente, ao depositar 9x o valor declarado, isso pode te trazer economia. Ou, se você for ficar pouco tempo em um local, o pagamento mensal pode ser mais vantajoso, por isso a melhor opção seria o plano fiança.

Simule os dois planos

No site da InMediam você encontra um simulador onde poderá fazer o orçamento dos dois planos. Dessa forma, você poderá entender na prática os valores de cada um e realizar o seu planejamento mensal e o anual.

Consulte um parceiro InMediam

Não fique com dúvidas! Em um momento tão importante, você deve se sentir seguro e confiante para escolher o melhor plano. Por isso, se ainda não tiver certeza, entre em contato com um de nossos parceiros InMediam espalhados por todo o Brasil ou fale, diretamente, conosco através do contato pelo site.

Categories:

Tags:

2 Responses

  1. Orlando de Paula Marques disse:

    desejo alugar um imóvel mas estou com dúvidas quanto ao plano custódia ou fiança.

    • InMediam Garantia Locatícia disse:

      Oi Orlando, vou te explicar resumidamente.

      No plano fiança você só paga uma taxa mensal sobre o valor declarado da locação e no plano custódia você deixa um valor conosco que pode ser de 3x, 6x ou 9x o valor declarado da locação e na custódia de 3x e 6x ainda há uma valor de taxa mensal a ser pago, mas menor do que no fiança. O valor deiado em custódia é devolvido para você ao final, quando você sair do imóvel.

      Outras dúvidas, entre em contato conosco.
      31 3874-0000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *