Falta de treinamento da equipe X Perda de clientes: Como lidar com isso?

Investir em treinamento de equipe para corretores traz inúmeros benefícios para qualquer imobiliária. Mesmo assim, é normal que alguns gestores deixem isso de lado, por falta de tempo, dinheiro ou até mesmo por não achar ser necessário.

No entanto, esse tipo de treinamento é crucial para todas as empresas do ramo de imóveis. Uma vez que ele permite que os corretores melhorem a qualidade do atendimento, sejam mais produtivos e aumentem a competitividade.

Como resultado, a empresa irá atingir resultados melhores, mas caso contrário, irá perder clientes. Quer saber como? Então leia esse conteúdo até o fim!

Treinamento da equipe

Hoje já sabemos que as empresas bem-sucedidas sempre colocam o cliente como o centro de suas estratégias. Ou seja, para manter o cliente satisfeito e leal à sua empresa, é preciso contar com uma ótima equipe.

Treinamento de equipe - gestão imobiliária
Treinamento de equipe ajuda a melhorar os resultados. | Foto: Pexels

Como ninguém nasce sabendo, investir em treinamento de equipe é crucial para obter melhores resultados. Esse é um grande aliado para todos os tipos de negócio, mas no setor imobiliário, torna-se ainda maior.

Tendo em vista que os profissionais dessa área precisam vender o tempo todo, assim como também precisam renovar o seu conhecimento. Por isso mesmo que é vital que a imobiliária invista em formas de melhorar a performance da equipe.

Com isso, é possível obter benefícios não só para a equipe em si, como também para a empresa.

Consequências da falta de treinamento da equipe

Como dito acima, não é incomum que gestores ignorem esse tipo de decisão, devido à falta de tempo, dinheiro ou até mesmo por não acharem a prática útil. Mas, nos dias atuais, qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso precisa focar no que o cliente precisa.

E é esse ponto que um vendedor deve identificar para saber como conduzir uma venda. Para que isso possa ser bem-feito, no entanto, é preciso contar com uma equipe bem treinada.

Enquanto a falta de treinamento acarreta vários pontos negativos, como por exemplo:

Falta de produtividade, desmotivação e despreparo

A produtividade é bem menor quando os corretores não estão prontos o suficiente para realizarem as suas funções. Essa falta de preparo leva a uma maior incidência de erros e a um tempo maior para realizar tarefas.

Também faz com que o corretor invista uma parte do seu tempo para tentar aprender sozinho como fazer certas tarefas. Isso pode se agravar quando outros mais experientes precisam parar o que estão fazendo para monitorar ou corrigir o trabalho desses.

Isso tudo, quando somado, faz com que diminua a produtividade de uma equipe ou da empresa como um todo. Uma imobiliária não existe se não houver clientes, uma vez que eles são o foco principal do trabalho.

Diminui as vendas

Os colaboradores sem preparo e desmotivados não irão fornecer um atendimento de qualidade quando em contato com os clientes. Isso gera clientes insatisfeitos que irão em busca de outro lugar mais preparado.

Como resultado, ocasiona uma queda nas vendas e também uma perda de credibilidade no mercado. O que, na maioria das vezes, torna-se um grande desafio para reverter a situação.

Motivos para investir no treinamento da equipe

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre quais são as consequências que a falta de treinamento gera, confira logo abaixo alguns dos principais motivos que sustentam a sua eficiência no setor de imóveis.

1. Aumento da produtividade

Ser produtivo é uma das maiores prioridades de qualquer profissional nos dias de hoje. Mas, quando o assunto é o setor de imóveis, há resultados e metas que devem ser alcançados em um curto espaço de tempo.

Caso o plano seja aumentar a capacidade da equipe no que diz respeito a atender mais clientes, o ideal é que eles sejam mais produtivos do que o de costume, mas, isso só será possível através de treinamentos.

Sendo assim, para atender mais clientes, de modo mais ágil, aumentar o número de visitas ou até de negócios fechados, será preciso ter uma equipe que funcione como um relógio.

Por isso, investir no treinamento de equipe aumenta a eficiência de sua empresa.

2. Melhora no atendimento

Atendimento cliente - trabalho de equipe
Clientes buscam por bom atendimento e um treinamento ajuda sua equipe a alcançar um excelente atendimento. | Foto: Pexels

Você já deve ter notado que, nos tempos atuais, não basta apenas prestar um bom serviço, é preciso atender bem o cliente. Garantir ao cliente uma boa experiência em sua jornada de compra.

A lógica por trás disso é bem simples: quanto melhor preparados os corretores estiverem, maiores condições eles terão para realizar um melhor atendimento.

Vale notar também que, para oferecer um atendimento de qualidade, é preciso que se tenha um certo padrão. Isso significa que, não adianta que alguns corretores atendam bem os seus clientes, ao passo que outros não conseguem ter o mesmo padrão.

Por isso, um treinamento pode ajudar os corretores a alcançar um padrão de qualidade. E também ajuda a imobiliária a ser uma referência no mercado e ganhar mais recomendações para fortalecer a marca.

3. Supere a concorrência com o treinamento da equipe

Investir no treinamento também é vital para ficar sempre à frente no mercado. Até porque, quando os corretores estão bem treinados, a tendência é que eles fiquem ainda mais aptos a obter melhores resultados, o que é crucial para que a empresa ganhe destaque no mercado.

Dessa forma, os corretores tornam-se mais qualificados e podem desenvolver novas habilidades que são bem úteis. Como por exemplo, a capacidade em lidar com imprevistos, personalizar o atendimento ao cliente, saber usar as tecnologias a favor da negociação, entre outras.

4. Traz motivação

A falta de motivação é um dos principais fatores que pode impactar de forma negativa o trabalho de corretores. Apesar de que isso possa ser normal e acontecer em qualquer tipo de negócio, é preciso evitar o máximo possível.

E, para isso, o segredo está em saber como a empresa irá lidar com essa questão. Sendo assim, através do treinamento é possível trabalhar mais a motivação dos corretores, uma vez que eles entendem que a empresa investe neles.

O que acaba por gerar uma grande chance para que eles possam aperfeiçoar suas habilidades, desenvolver outras e sentirem-se mais valorizados, o que traz motivação e, como consequência, melhor desempenho.

5. O treinamento da equipe e o aumento das vendas

Como consequência de todos os outros benefícios, o treinamento irá capacitar os corretores a venderem mais. Mas, para atingir essa meta, é crucial trabalhar na interação entre o cliente e a imobiliária, e é nesse ponto que o treinamento atua.

Isso porque, um treinamento adequado serve para modelar como o corretor e o cliente se relacionam. Embora possa parecer um ponto bem simples, na prática não é tanto assim.

Pois, para que isso seja possível, é preciso ter muitos conhecimentos teóricos e um pouco de prática para lidar com essa relação.

6. Ajuda no alinhamento interno

Para trabalhar bem, é preciso que a equipe de corretores esteja em sintonia, pois ninguém consegue trabalhar sozinho. Por isso que um treinamento ajuda a desenvolver melhor as dinâmicas de trabalho em equipe e propor atividades que possam fortalecer o laço entre todos os corretores.

Afinal, todos sabem que, quando uma equipe consegue trabalhar com mais sinergia, ela se fortalece mais forte e consegue alcançar os objetivos mais facilmente. No entanto, esse fator beneficia também a empresa e não apenas os corretores.

7. Incentiva e engaja a equipe

Para qualquer empresa, não há nada melhor do que contar com uma equipe de pessoas motivadas, não é mesmo? Quando há falta de treinamento para os corretores, eles acabam sentindo-se desvalorizados.

Sendo assim, só cresce a sensação de desvalorização e de não pertencimento. Mesmo que os corretores trabalhem de forma autônoma, com um treinamento adequado, eles ficarão mais engajados com sua imobiliária.

Uma equipe motivada, qualificada e engajada, terá maior consciência sobre suas funções. Como resultado, irá desempenhá-las da melhor forma, para alcançar suas metas e as da empresa também.

engajamento e motivação - trabalho de equipe
Veja seus funcionários engajados e vibrando com o sucesso dos novos aprendizados do treinamento. | Foto: Pexels

8. Acaba com o mito do talento

Muitas pessoas ainda pensam que a corretagem de imóveis é para aqueles que já nascem com as habilidades e talentos para tal. Contudo, não é bem verdade, mesmo pessoas comunicativas e ótimas em interagir, não necessariamente seriam bons corretores de imóveis.

Pois, ninguém nasce sabendo, certo? Sendo assim, a capacitação da sua equipe de corretores é essencial, já que vender imóveis é um processo longo, que requer muita técnica, arte, jogo de cintura e, é claro, conhecimento.

Por isso, um bom corretor de imóveis é aquele que conhece bem toda carteira de imóveis, da região, das etapas do processo, do perfil do cliente, etc. Para que possa conduzir o negócio do melhor jeito e conseguir fechar negócio.

Conclusão

Como você pôde ver, para fazer um treinamento de equipe é preciso investir, mas a sua imobiliária terá muitos benefícios. Aqueles que ignoram a importância desse treinamento têm os seus rendimentos reduzidos, bem como os níveis de vendas.

E você, já sabia sobre a importância desse treinamento? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.