Muitas vezes, as vistorias inicial e final de imóveis são subestimadas, mas são documentos essenciais. Como sabemos, alugar um imóvel envolve diversas etapas. Por isso, o processo de vistoria visa garantir a segurança e tranquilidade de ambas as partes, inquilino e locador.

Foto de Adobe Stock

Neste artigo, veja a importância de cada uma dessas vistorias, como realizá-las de forma eficaz e sobre a documentação necessária para garantir seus direitos. Confira!

O que são as vistorias inicial e final de imóveis?

Antes de tudo, as vistorias inicial e final de imóveis fazem parte de uma atividade muito necessária quando envolve a locação de um bem, ou mesmo, no caso da compra de imóveis.

Através do termo da vistoria, as partes envolvidas conseguem se resguardar. Uma que o inquilino fica ciente do estado do imóvel antes da ocupação e saberá como o bem deve ser entregue ao proprietário.

Por isso, lembramos que existem dois tipos de vistoria, a inicial, que é realizada antes da ocupação do imóvel pelo inquilino, e tem como objetivo registrar o estado de conservação do local em detalhes.

Há ainda, a vistoria final, feita ao final do contrato de locação, e serve para comparar o estado atual do imóvel com o registrado na vistoria inicial, identificando possíveis danos ou alterações.

A seguir, veja sobre a relevância desse processo documentado.

A importância das vistorias inicial e final na locação de imóveis

As vistorias de entrada e saída são ferramentas essenciais para garantir a segurança jurídica e evitar conflitos entre o inquilino e locador.

Através delas, é possível registrar o estado do imóvel, o que pode ser feito através fotos e descrições detalhadas do estado de cada cômodo, dos equipamentos e das instalações.

A importância de ter o termo de vistoria é devido a esses fatores, veja:

Define responsabilidades

As vistorias servem como base para determinar quem é responsável por reparos e manutenções no imóvel locado.

Por exemplo, os danos preexistentes são de responsabilidade do locador, enquanto aqueles causados pelo inquilino, durante o período de locação, devem ser arcados ou reparados por ele.

Evita conflitos

Pois bem, as chances de conflitos e desavenças entre as partes são reduzidas significativamente, ao registrar o estado do imóvel em ambas as vistorias.

Isso porque, em caso de problemas, as fotos e descrições servem como provas documentais.

Agiliza na devolução da caução

A vistoria final facilita também no processo de devolução da caução ao inquilino, desde que o imóvel esteja em boas condições e de acordo com o que foi registrado no processo inicial.

Como a vistoria inicial e final fazem a diferença no aluguel de imóveis?

Desde já, saiba que as vistorias de entrada e saída podem fazer toda a diferença na locação de um imóvel. Isso ocorre por essas razões a seguir:

Protege os direitos do inquilino

Antes de tudo, o inquilino garante que não será responsabilizado por danos preexistentes, isso ao documentar o estado do imóvel na vistoria inicial.

Assegura os direitos do locador

A vistoria final permite ao locador verificar se o imóvel foi devolvido em boas condições e, em caso de danos, pode cobrar do inquilino o valor necessário para repará-los.

Agiliza o processo de locação

Por sua vez, as vistorias podem agilizar a entrada e a saída do inquilino do imóvel, pois o estado do local e da estrutura já estarão conferidos e documentados.

Promove a transparência

Precisamos dizer que, as vistorias também garantem transparência para ambas as partes, pois o estado do imóvel é conhecido por todos. E essa condição resguarda as partes do contrato, além de evitar problemas futuros.

Em seguida, vamos aprender a documentar esse momento?

Como documentar adequadamente o estado do imóvel?

Como visto, as vistorias inicial e final de imóveis visam trazer maior a segurança jurídica entre as partes, por isso, é fundamental documentar o estado do imóvel de forma adequada.

Saiba também que, ao realizar a vistoria, será gerado um termo de vistoria inicial e final, onde constam informações importantes sobre o bem locado, suas especificações e seu estado de conservação.

Para isso, visando ter um termo mais completo, siga estas dicas, veja:

  • Participe da vistoria, isso porque é importante que o inquilino e o locador estejam presentes em ambas as vistorias para verificar e concordarem com o estado do imóvel.
  • Outro ponto, tire fotos detalhadas dos cômodos, equipamentos e instalações do imóvel, incluindo possíveis danos ou problemas.
  • Faça descrições minuciosas, em detalhes, do estado de cada cômodo e das instalações do imóvel, incluindo as medidas dos danos, se houver.
  • Preencha um termo de vistoria com todas as informações sobre o estado do imóvel, contendo fotos, descrições e assinaturas das partes envolvidas.

Outras condições a serem incluídas no termo são estas:

  • Dimensões do imóvel: neste instante, é interessante ter a planta do imóvel para dimensionar o bem;
  • Como está a instalação elétrica e hidráulica;
  • O estado da pintura, dos pisos e revestimentos;
  • Condições da mobília, se houver, dentre outros fatores.

Lembre-se que, a vistoria é um direito do inquilino e do locador e evita desgastes e impasses futuros.

O que diz a lei do inquilinato sobre as vistorias?

Antes de mais nada, veja o que diz o artigo 23 da Lei do Inquilinato:

Art. 23. O locatário é obrigado a:

II – servir – se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;

III – restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

Ou seja, essa lei não traz a obrigação da vistoria, embora trata-se de um processo essencial, que deve ser feito para evitar impasses futuros e outras possibilidades indesejadas.

Abaixo, veja como nossa empresa pode ajudar.

Veja como a InSpect pode te ajudar?

A InSpect é uma empresa de vistoria de imóveis que faz o serviço de forma on-line. Esse processo pode ser feito via celular, e o termo fica pronto em instantes, com apenas alguns cliques.

Ou seja, nosso serviço permite que o locatário confira a vistoria e assine o termo de forma digital. Nosso processo usa fotos e vídeos para trazer mais qualidade e segurança no laudo que é emitido.

Oferecemos essa vistoria por meio de um aplicativo, onde fica fácil que as partes do contrato de locação comuniquem e resolvam algum conflito.

Conheça agora a vistoria da InSpect!

Conclusão

Por fim, você viu sobre as vistorias inicial e final, assim, a locação de imóveis se torna um processo mais seguro e transparente para todos os envolvidos.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!

Aproveite e conheça a vistoria da InSpect! Você nunca viu um serviço tão rápido, de qualidade e segurança. Conte conosco!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *