Se você quer ver um checklist para visitar imóveis para aluguel, está no lugar certo! Esse tema irá trazer orientações práticas aos potenciais inquilinos, ajudando-os a tomar decisões mais assertivas.

Checklist completo para visitar imóveis para aluguel
Foto de Stock.adobe.com

Antes de tudo, saiba que alugar um imóvel é uma decisão importante e que envolve diversos fatores a serem considerados, e um dos principais é a visita inicial ao imóvel.

Para que esse momento seja eficiente, é importante ter um checklist com os pontos mais importantes. Esse mecanismo pode ajudá-lo a se lembrar de detalhes essenciais. Confira mais a seguir!

Veja nosso checklist na hora de visitar imóveis para aluguel

Pois bem, alguns itens você deve incluir no checklist para visitar imóveis para aluguel.

Inicialmente, a coordenadora institucional da Associação de Consumidores Proteste, Maria Dolci, diz que é preciso saber qual a necessidade operacional do locatário e buscar somente por imóveis que atendem à sua necessidade.

Em seguida, vamos conhecer alguns fatores importantes de serem observados.

A localização

A localização é um dos fatores mais importantes a serem considerados quando se busca alugar um imóvel. Ela deve ser adequada às suas necessidades e rotina.

Por exemplo, se você precisa se deslocar para o trabalho ou escola, é importante que o imóvel esteja localizado em uma região com fácil acesso ao transporte público.

Além disso, é importante considerar a segurança do bairro e a infraestrutura da região. Portanto, verifique se existem escolas, hospitais, supermercados, comércios, academias e outros serviços essenciais nas proximidades.

Checklist para visitar imóveis para aluguel: a vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel é um processo importante para ambas as partes envolvidas na locação, o inquilino e o proprietário. Mesmo que o locador tenha realizado uma avaliação do estado do local, é preciso que o locatário também faça a sua análise.

Para isso, é importante registrar tudo o que for observado.

Vale lembrar que, os pontos que costumam demandar mais atenção são: as redes hidráulica e elétrica, pois são responsáveis pelas maiores despesas de manutenção. A seguir, conheça uma lista de itens para a vistoria:

  • Lâmpadas para testar os bocais e luminárias;
  • Trena para verificar as passagens e se o local comporta os seus móveis;
  • Balde para checar o escoamento dos ralos;
  • Caneta de teste ou pequenos equipamentos eletrônicos para testar as tomadas.

Saiba que a InSpect pode realizar uma vistoria no imóvel antes de entregar, clique aqui e saiba mais como fazer isso de forma digital e com muita agilidade!

Observe o exterior do imóvel

Desde já, procure observar o exterior do bem. Verifique se ele está conservado e se não há sinais de desgaste ou problemas estruturais.

Por isso, é importante ficar atento para alguns detalhes durante a visita, como estes:

  • Elevador

Ainda sobre nosso checklist para visitar imóveis para aluguel, se o imóvel tiver elevador, veja se ele está funcionando corretamente e em boas condições de conservação.

  • Preocupação com a sustentabilidade

Como sabemos, a sustentabilidade tem ganhado mais importância, então, olhe se o imóvel ou condomínio possui algum sistema de captação de água da chuva ou de energia solar.

Isso porque esses mecanismos podem ajudar a reduzir os custos de manutenção e a contribuir para a preservação do meio ambiente.

  • Infiltrações nas áreas comuns

Precisamos lembrar que, as infiltrações podem causar danos estruturais e estéticos ao imóvel. Por isso, observe se há esses sinais nas áreas comuns, como algumas manchas nas paredes ou no teto.

  • Janelas

As janelas são importantes para a ventilação e a iluminação natural do imóvel. Procure ver se elas estão em boas condições de conservação e funcionando corretamente.

  • Limpeza e conservação

De modo complementar, a limpeza e a conservação das áreas comuns são importantes para garantir a segurança e o conforto dos moradores. Sendo assim, cheque se essas áreas estão limpas e cuidadas.

Enfim, isso tudo é importante para garantir que o imóvel esteja em boas condições de uso.

Observe o interior do bem

Está incluído também no checklist para visitar imóvel para aluguel, a questão do seu interior. Ou seja, é preciso entrar no imóvel e observar os detalhes, comece então pelos cômodos principais, como a sala, os quartos e a cozinha.

Outro ponto, observe se os cômodos são do tamanho adequado para as suas necessidades. Avalie ainda se a iluminação e a ventilação são adequadas para suas necessidades.

Em resumo, fique atento para o estado de conservação da estrutura interna.

O que olhar na infraestrutura

Além dos cômodos principais, é importante checar a infraestrutura do imóvel. Verifique se as instalações elétricas e hidráulicas estão em boas condições. Isso é uma forma de ver a qualidade atual.

Avalie também se as redes de esgoto e de água estão funcionando corretamente. Se o imóvel tiver ar-condicionado, olhe para ver se o sistema está funcionando corretamente.

Sobre as áreas comuns

Ademais, se o imóvel estiver localizado em um condomínio, é importante também ter um olhar atento para as áreas comuns. Procure ver se elas estão limpas e bem cuidadas.

Vale ressaltar que, essas áreas precisam ser seguras e oferecer os serviços que você precisa. Por exemplo, se você tem crianças, veja se o condomínio possui playground ou brinquedoteca, dentre outros.

A importância de se atentar para as mobílias

Se o imóvel estiver mobiliado, é importante observar as mobílias existentes. Verifique se esses itens estão em boas condições e bem conservados.

Por exemplo, observe como estão as condições de uso das bancadas e pias. Um ponto importante, procure testar os eletrodomésticos existentes, como geladeira, micro-ondas, fogão e outros.

Finalmente, se você não estiver satisfeito com as mobílias existentes, veja se o proprietário está disposto a negociar a substituição das mesmas.

Conclusão

Por fim, a visita ao imóvel é uma etapa importante no processo de locação. Sendo assim, esse checklist trouxe os pontos que você deseja avaliar, para aproveitar ao máximo a visita e tomar uma decisão mais assertiva.

Saiba que o InSpect realiza uma vistoria no imóvel antes da entrega, clique aqui e saiba mais como fazer isso e evite problemas futuros.

Aproveite também e conheça a garantia locatícia da InMediam e alugue um imóvel sem o fiador tradicional, de forma on-line e com muita agilidade!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *