O processo de alugar um imóvel envolve muitos detalhes que exigem a atenção, tanto do locador quanto do locatário. Pensando nessa realidade, a InMediam resolveu eliminar a burocracia que possa existir no processo de locação, eliminando a figura do fiador tradicional. Agora você vai tirar as principais dúvidas que podem surgir ao alugar um imóvel.

Como é calculado o preço do aluguel do imóvel?

O preço de locação de um imóvel é influenciado por suas dimensões, padrão construtivo e tempo de uso.

Uma convenção do mercado para definir um valor de aluguel é considerar 0,5% a 0,6% do valor de venda do imóvel. Lembrando que esse custo é líquido e não inclui IPTU e condomínio.

Os valores já praticados no bairro do imóvel também podem ser um indicador para ser determinado o preço. No caso, imóveis em condições e características parecidas, ou, até no mesmo prédio, podem servir como parâmetro.

A localização é outro fator importante levado em conta para o preço de locação de um imóvel. Quanto mais completa a região próxima ao seu imóvel, mais alto pode ser o valor a ser pago.

Como é calculado o reajuste do aluguel?

O reajuste do aluguel acontece uma vez ao ano, sendo essa medida especificada no contrato de locação. Esse reajuste é responsável pela correção do preço de acordo com a inflação do período, readequando o preço àquele que é praticado no mercado.

Quem paga por reformas e consertos no imóvel?

A Lei do Inquilinato estabelece uma série de obrigações do locador e locatário durante a vigência do contrato. O locador deve entregar o imóvel ao locatário em bom estado. Qualquer problema que impeça ou atrapalhe a vida do locatário deve ser reparado, antes do mesmo se mudar, mas qualquer reforma neste momento deve ser custeada pelo locador.

Se durante a locação surgir a necessidade de consertos de estrutura, como nas paredes, muros ou telhado, tudo será responsabilidade do locador.

O locatário somente arca com as despesas no caso de dano ou mau uso provocado por ele ou terceiros, na vigência do contrato. A responsabilidade do inquilino é zelar pela conservação do bem e entregá-lo, ao fim do contrato, do jeito que o recebeu.

Como a InMediam pode te ajudar nesse processo?

A InMediam faz a garantia locatícia eliminando a figura do fiador tradicional na locação de imóveis. A contratação é feita através de uma imobiliária parceira, de forma rápida e 100% on-line. O locatário, que se mantiver adimplente, reembolsa parte do que pagou. Ainda temos muito mais vantagens, acesse nosso site para saber mais!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *