Ao iniciar o ano, os jovens que realizaram o Enem aguardam ansiosamente pelos resultados do Sisu e de outros vestibulares em todo o Brasil. Com a divulgação das notas, surgem as expectativas e os planos para o futuro, buscando concretizar os sonhos acadêmicos e se tornarem calouros.

Calouro na Universidade
Foto do site Freepik

Frequentemente, junto aos planos, surgem dúvidas e inseguranças sobre o que fazer após a aprovação na universidade, especialmente quando esta não está localizada na cidade natal.

Nosso objetivo é orientar e auxiliar você nesse momento crucial, destacando alguns desafios importantes que os calouros enfrentam ao iniciar a vida universitária e se mudar para uma nova cidade.

1 – Sejam Organizados: Planejamento é a Chave

Em primeiro lugar, é crucial pensar em organização, e fazer anotações pode ser uma prática valiosa. Elabore uma lista com as tarefas a serem realizadas, priorizando-as. 

Após a aprovação na universidade, o passo inicial é analisar a documentação necessária para a matrícula, acompanhando as datas relevantes. Após a matrícula, direcione sua atenção para a escolha de moradia. 

Mantenha um registro de cada etapa concluída para garantir um processo tranquilo.

2 – Moradia: Escolhendo seu Refúgio Acadêmico

Determinar onde você vai morar é uma decisão crucial. Ao escolher sua moradia, considere suas prioridades. Optar por locais mais tranquilos, propícios para descanso e estudo, é fundamental. 

A localização também é um fator relevante; se possível, escolha imóveis próximos à universidade. A internet é uma ferramenta valiosa para verificar a proximidade das ruas em relação à instituição. Quanto às opções de moradia, considere algumas sugestões:

2.1 – Repúblicas nas Universidades

Muitas universidades oferecem repúblicas vinculadas à instituição, destinadas, em muitos casos, a estudantes de baixa renda. Caso tenha interesse, busque informações na instituição sobre os requisitos para se cadastrar.

2.2 – Repúblicas ou Dividir Apartamento com Colegas

Uma opção comum é escolher repúblicas na cidade ou dividir apartamentos com colegas. Alugar em conjunto com amigos já na cidade facilita o processo.

Procure também opções de vagas em repúblicas online, algumas delas já mobiliadas.

Uma ótima dica é procurar grupos de calouros na internet, onde você poderá obter muitas informações.

2.3 – Aluguel Individual

Para quem busca privacidade, o aluguel individual é ideal. Lembre-se de que, além do aluguel, será necessário adquirir móveis para o apartamento. Utilize a internet para pesquisar opções de aluguel que se encaixem no seu orçamento, e busque móveis novos ou usados.

3 – Vou Alugar um Imóvel, Não Sei Onde Começar

Se optar por alugar um imóvel, seja para uma república, para morar com amigos ou sozinho, siga algumas orientações:

3.1 – Procure imóveis em Sites e Grupos Confiáveis

Certifique-se de que os sites e grupos que utiliza são confiáveis. Verifique feedbacks para garantir a confiabilidade dos vendedores.

3.2 – Simplifique a Locação com a InMediam: Agilidade e Segurança Sem Burocracia

Diga adeus à burocracia ao procurar um fiador. Aproveite a garantia locatícia oferecida pela InMediam para um processo rápido e seguro. 

Ao optar pela InMediam, você também pode assinar os documentos digitalmente, dispensando a necessidade de comparecer pessoalmente à imobiliária.

Para utilizar a InMediam, basta solicitar a parceria da imobiliária com a empresa. Você pode requisitar o contato da imobiliária com a InMediam ou fornecer o contato da imobiliária à InMediam para facilitar o processo. A parceria é estabelecida no mesmo dia.

Alugue apartamento com facilidade
Foto do site Freepik

3.3 – Procure Móveis em Grupos ou Empresas Confiáveis

Se optar por móveis usados, busque em grupos locais. Para móveis novos, confira as empresas da cidade, atentando-se aos feedbacks de clientes.

4 – Conheça a Instituição

Antes de mudar, procure conhecer a instituição. Visite a cidade, se possível, ou assista a vídeos de apresentação. Familiarize-se com a localização dos departamentos e utilize os mapas disponíveis pela instituição.

Muitas vezes, existem também guias de calouros fornecidos pela instituição ou pela cidade. Vale a pena procurar!

5 – Compre os Itens Básicos para as Aulas

Calouros, não se esqueçam de investir em cadernos, canetas e mochilas. Os demais materiais serão indicados pelos professores na primeira semana de aula.

Pode parecer que na primeira semana não haverá conteúdo significativo para anotar, no entanto, é crucial registrar todas as informações e orientações fornecidas pelos professores. Essas anotações serão valiosas para o decorrer do semestre.

6 – Acompanhe Atentamente os Anúncios Institucionais

Mantenha-se atento a todos os e-mails e comunicados divulgados pela instituição. Esteja ciente do início das aulas e saiba onde essas aulas serão realizadas. Com a localização dos departamentos já em mãos, facilitará a pesquisa do trajeto.

No entanto, esteja sempre alerta para possíveis trotes, que podem levar os calouros a outros lugares. Quem nunca passou por isso!

7 – Otimize seu Tempo: Esteja Consciente do Deslocamento para as Aulas

Realize uma pesquisa sobre o tempo estimado para se deslocar de sua localização atual até o departamento. Essa precaução assegurará que você não chegue atrasado para as aulas, possibilitando um planejamento eficaz do seu tempo.

Existem sites e aplicativos que facilitam a visualização do tempo de trajeto e as rotas disponíveis. Tire proveito da tecnologia para otimizar seu deslocamento de maneira inteligente e eficiente.

8 – Engaje-se com a Instituição e a Cidade: Maximize sua Experiência Universitária

Dedique parte do seu tempo para explorar as atividades oferecidas pela instituição e pela cidade. Informe-se sobre os programas institucionais, como atléticas e empresas juniores, entre outros. Explore também pontos turísticos e locais frequentados pelos estudantes na cidade.

Há programações específicas para calouros, incluindo apresentações e palestras. Não perca essa oportunidade.

Esse envolvimento não apenas enriquecerá sua experiência universitária, mas também facilitará sua integração à vida acadêmica e social da instituição e da comunidade local.

9 – Construa Relacionamentos: Desenvolva Conexões Significativas Durante a Universidade

Estar em um ambiente novo pode gerar desorientação. Busque estabelecer amizades com colegas de turma e veteranos. 

Explore a oportunidade de conhecer pessoas novas, pois a universidade é um cenário propício para isso. 

Ao interagir com indivíduos de diferentes partes do Brasil, cada um com suas próprias culturas, aproveite a chance para aprender e expandir seus horizontes. 

Amigos da Universidade
Foto do site Freepik

A construção de amizades não apenas enriquecerá sua experiência universitária, mas também proporcionará um apoio valioso durante essa fase de transição.

10 – Cultive Disciplina: Mantenha o Foco Após o Início das Aulas

Após o início das aulas, é crucial manter a disciplina. Após passar pelos processos de matrícula e mudança, e ao se deparar com um ambiente repleto de novidades, tome cuidado para não perder o foco. Harmonize os estudos com suas atividades extracurriculares, garantindo uma abordagem equilibrada para um desempenho acadêmico consistente.

11 – A Universidade é um Desafio, Mas Você Dá Conta de Enfrentar

Todo desafio propicia crescimento. Iniciar a universidade e mudar de cidade são experiências únicas, mas você é capaz. Tenha autoconfiança e reconheça seu potencial. Ao final, perceberá o quanto cresceu durante esse período na universidade.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *