Afinal, quais são as principais tendências do mercado imobiliário para 2024?

O setor imobiliário desempenha um papel crucial tanto na economia quanto na vida social, englobando uma variedade de profissionais e exercendo um impacto significativo sobre investimentos, criação de empregos e a estabilidade financeira.

7 tendências do mercado imobiliário para 2024
Foto de Adobe Stock

Contudo, apesar de sua maior estabilidade em comparação com outros setores, o mercado de imóveis não fica imune a mudanças e tendências, encontrando-se em uma constante trajetória de evolução.

Sendo assim, ele é afetado por uma ampla gama de fatores, incluindo econômicos, sociais e tecnológicos. Portanto, neste artigo, vamos explorar as principais tendências que se destacam para 2024.

Principais tendências do mercado imobiliário

1. Aumento da verba para o programa habitacional

O governo do Brasil está colocando mais dinheiro no setor habitacional, com um orçamento de 10 bilhões previsto para 2024, conforme anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

No ano de 2023, o programa Minha Casa Minha Vida passou por importantes atualizações, incluindo a volta da Faixa 1, o que é uma ótima notícia para quem sonha com a casa própria.

Com essas melhorias, espera-se um aumento no número de pessoas interessadas em comprar seu primeiro imóvel.

O que, por sua vez, vai aquecer o mercado imobiliário no próximo ano, beneficiando corretores e empresas do ramo.

Por isso, a dica para os profissionais do setor é criar laços com empresas de construção e desenvolvimento.

Dando atenção especial para imóveis na planta ou aqueles em fase inicial de construção, que geralmente oferecem um ótimo equilíbrio entre preço e qualidade, facilitando as vendas.

Hoje em dia, o setor imobiliário está com ótimas perspectivas, pois os especialistas apontam que 2024 será um ano promissor para quem deseja financiar imóveis, graças à recuperação econômica e ao aumento na oferta de crédito.

2. Marco Legal das Garantias

A aprovação do Marco Legal das Garantias está na lista de  tendências do mercado imobiliário para 2024.

E é um bom sinal para o setor, pois deve incentivar ainda mais o mercado neste ano.

Com essas alterações, espera-se um aumento significativo nos financiamentos imobiliários, especialmente naqueles que utilizam o próprio imóvel como garantia.

Para as imobiliárias e corretores, esse momento é ideal para investir em marketing digital, ampliar as opções de imóveis e serviços oferecidos e também focar na capacitação das equipes.

Sendo assim, essas ações podem melhorar os processos de venda e ajudar a esclarecer aos clientes sobre as novas possibilidades de financiamento imobiliário.

3. Taxa Selic

Embora hoje a Selic esteja num patamar elevado, espera-se que em este ano ela apresente uma redução, de acordo com a opinião de vários especialistas.

Essa taxa é crucial para definir os juros no setor imobiliário, afetando diretamente o financiamento de casas e apartamentos.

Portanto, uma Selic menor significa juros mais baixos, o que torna o crédito mais acessível e favorável.

Profissionais como corretores e gestores de imóveis precisam estar de olho nesses ajustes na Selic para capturar boas oportunidades de negócio.

4. Busca por espaços para trabalho remoto

O trabalho remoto e home office fazem parte das principais tendências do mercado imobiliário para 2024.

Afinal, a popularidade do trabalho à distância e com horários flexíveis deve mudar a demanda por imóveis comerciais e residenciais.

Ambientes que oferecem versatilidade para múltiplos arranjos e usos tendem a ganhar destaque no mercado.

Isso reflete uma mudança significativa na maneira como as pessoas veem e utilizam seus espaços de trabalho e de vida

Valorizando locais que suportem tanto a vida profissional quanto a pessoal de maneira integrada.

Desse modo, a capacidade de adaptar um espaço para atender a diferentes necessidades, seja para trabalhar, viver ou lazer, se torna um atributo essencial para os imóveis.

5. Tecnologia Blockchain no mercado imobiliário

A tokenização de bens imobiliários utilizando a tecnologia blockchain tem o potencial de tornar o investimento em imóveis mais acessível para um número maior de pessoas, ao permitir a compra de partes fracionadas de propriedades.

Essa inovação abre as portas para que investidores de diferentes níveis econômicos possam participar do mercado imobiliário, um setor antes visto como exclusivo para aqueles com grande capital.

Com a possibilidade de adquirir frações de imóveis, o investimento se torna mais viável, diversificando as opções de investimento e promovendo uma distribuição mais equitativa de oportunidades no campo imobiliário.

Além disso, essa abordagem moderna para a compra e venda de imóveis pode contribuir para a liquidez do mercado, tornando-o mais dinâmico e acessível.

6. Infraestrutura inteligente

O interesse por moradias em regiões urbanas equipadas com recursos modernos, tais como a tecnologia 5G, meios de transporte ágeis e uma gama de serviços públicos coordenados, tem tudo para aumentar.

A busca por espaços que facilitem o dia a dia através de soluções inteligentes e conectadas demonstra uma tendência crescente, sendo uma das principais tendências do mercado imobiliário para 2024.

Desse modo, morar em locais que promovem maior interação tecnológica e eficiência nos deslocamentos se torna cada vez mais atraente.

Afinal, a integração desses serviços não só otimiza o tempo como também eleva a qualidade de vida, refletindo a evolução das expectativas dos moradores em relação ao ambiente urbano.

7. Foco na sustentabilidade

A consciência sobre o meio ambiente vem moldando as decisões de compra das pessoas.

Propriedades que adotam práticas como o uso eficiente da energia, emprego de materiais ecológicos e que possuem selos de sustentabilidade tendem a ser mais procuradas.

Essa tendência reflete uma crescente valorização da responsabilidade ambiental, onde consumidores preferem investir em locais que contribuam para a preservação do planeta.

Além disso, tais escolhas não apenas diminuem o impacto negativo sobre a natureza, mas também podem resultar em economias a longo prazo.

Com menor consumo de energia e uso de recursos renováveis, fortalecendo a importância de adotar práticas sustentáveis no mercado imobiliário.

Conclusão

Como foi possível perceber, dentre as principais tendências do mercado imobiliário para 2024, observamos que espaços receptivos a boas estruturas tecnológicas.

Além de ambientes que acomodam a vida pessoal e profissional, sustentabilidade e tecnologia devem ser o foco de muitos locatários e compradores de imóveis.

Portanto, se você deseja ter sucesso no mundo imobiliário este ano, adaptar a sua estratégia a essas tendências, deve ser um dos seus focos.

Dúvidas sobre as tendências do mercado imobiliário para 2024? Deixe abaixo nos comentários!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *