Você sabia que o seguro incêndio é um tipo de escudo que resguarda tanto os locatários quanto locadores, oferecendo tranquilidade e amparo em situações difíceis?

Em meio às incertezas da vida, esse tipo de seguro ainda é pouco contratado pelos brasileiros. Embora seus benefícios são grandes e os custos são muito acessíveis!

Os benefícios do seguro incêndio para proprietários e locatários
Imagem de GrumpyBeere por Pixabay

Então, o seguro contra incêndio é uma proteção essencial que oferece tranquilidade tanto para locadores e locatários de imóveis. Neste artigo, veja o que é essa proteção, para que serve e os benefícios. Vamos nessa?

O que é o seguro incêndio e para que serve?

O seguro incêndio é uma modalidade que oferece cobertura financeira em caso de danos causados por incêndios a imóveis e seus conteúdos.

Nesse sentido, saiba que a segurança de um imóvel se estende à proteção contra vários infortúnios que podem ocorrer.

Vale ressaltar que não contratar um seguro incêndio deixa o contrato de locação do bem irregular. E isso traz vulnerabilidades às partes do contrato, como locador e locatário, pois em caso de um imprevisto, as consequências ruins serão inevitáveis.

Esse serviço é projetado para proteger tanto os proprietários quanto os locatários contra prejuízos financeiros e de outra natureza decorrentes de incêndios.

A seguir, conheça as vantagens de ter essa cobertura.

Benefícios do seguro incêndio para proprietários

Para os proprietários, o seguro incêndio é uma salvaguarda fundamental. Ele oferece tranquilidade, pois, em caso de incêndio, eles estarão protegidos.

Logo, os benefícios desse serviço incluem:

Reparação de danos

O seguro incêndio cobre os custos de reparo ou reconstrução do imóvel em caso de danos causados por incêndio. Isso pode incluir estruturas, instalações elétricas, hidráulicas e outras partes essenciais do imóvel.

Cobertura de conteúdo

Além da estrutura, esse seguro também pode cobrir os bens e pertences dos proprietários. Isso inclui móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e outros itens pessoais que possam ser danificados ou perdidos em um incêndio.

Responsabilidade civil

O seguro incêndio também oferece cobertura para responsabilidade civil, ou seja, caso o incêndio cause danos a terceiros ou propriedades vizinhas, o seguro pode cobrir as despesas legais e indenizações necessárias.

Aproveite e veja como a InMediam pode te ajudar para ter esse seguro incêndio e se livre de imprevistos ou problemas futuros!

Benefícios desse seguro para os locatários

Para os locatários, o seguro incêndio é uma proteção valiosa, pois cobre seus pertences e abrange a responsabilidade civil.

Dentre os benefícios, podemos citar:

Cobertura

Esse seguro protege os pertences dos locatários em caso de incêndio. Isso inclui móveis, roupas, objetos pessoais, eletrônicos e outros itens. Em caso de perda ou danos também, o seguro pode ajudar a substituir esses itens.

Despesas adicionais

Em caso de incêndio, os locatários podem precisar de acomodação temporária.

Assim, o seguro incêndio pode cobrir essas despesas adicionais, garantindo que os locatários tenham um lugar para ficar, como um hotel, até que o imóvel seja reparado ou substituído.

Responsabilidade civil

Assim como para os proprietários, o seguro incêndio também oferece cobertura de responsabilidade civil para os locatários do bem.

Então, caso o incêndio cause danos a terceiros ou aos parentes, o seguro pode cobrir os gastos legais e indenizações conforme cada caso.

Quais os riscos de não ter um seguro incêndio?

Não ter um seguro incêndio pode acarretar em sérios riscos financeiros tanto para proprietários quanto para locatários. Sem essa proteção, os prejuízos causados por um incêndio podem ser devastadores.

Além disso, sem uma cobertura dessa natureza, a responsabilidade por danos a terceiros pode recair totalmente sobre o proprietário, resultando em custos e desgastes legais significativos.

O que diz a lei sobre o seguro incêndio?

A legislação brasileira e as decisões jurídicas ressaltam que muitos contratos de locação exigem que os locatários tenham um seguro incêndio como parte das obrigações contratuais.

Além disso, a contratação desse serviço é altamente recomendada, pois oferece uma proteção essencial contra os riscos associados aos incêndios.

Inclusive, a lei 8.245/91, lei do inquilinato, e o Código Civil de 2002, em seu artigo 569 traz a previsão desse seguro e versa sobre alguns de seus aspectos e observações necessárias.

Outra dúvida é: Quem arca com os custos desse seguro? Saiba que normalmente, o locador do imóvel é o responsável por pagar os custos dessa proteção, assim como é de costume sobre os impostos do imóvel, como IPTU.

No entanto, esse tipo de gastos é negociável entre as partes do contrato, o que deve estar explícito em cláusula no contrato de locação do bem.

Vale dizer que que é preciso tornar clara essa condição sobre as responsabilidades do pagamento do seguro incêndio, até para evitar constrangimentos e pagamentos de multas no futuro.

De que forma a InMediam pode te ajudar?

A InMediam dispõe de uma opção de seguro contra incêndio que está à sua disposição!

É importante destacar que, antes de entregar as chaves ao locatário do imóvel alugado, é necessário contratar esse seguro contra incêndio. Nós estamos prontos para fornecer toda a segurança que você necessita!

Nosso seguro é altamente acessível e pode ser dividido em até 11 parcelas no seu cartão de crédito.

Além disso, a contratação desse serviço pode ser realizada de forma online. Ou seja, em apenas alguns cliques, você já pode garantir e formalizar o contrato para ter toda essa proteção.

No caso de imobiliárias, é importante ressaltar que sua empresa é recompensada por cada contrato de seguro firmado. Nossa equipe é altamente especializada nesse ramo, ou seja, na oferta e na administração desse tipo de garantia.

Uma outra vantagem é que, em situações de sinistro, o inquilino tem à sua disposição assistência 24 horas.

Fale com a InMediam e deixe a gente te ajudar!

Enfim, o Seguro Incêndio oferece uma série de benefícios tanto para proprietários quanto para locatários. Ele protege o imóvel, os pertences e tem a cobertura de responsabilidade civil.

Esse serviço é altamente recomendado, isto é, contrate um seguro incêndio para garantir a segurança financeira e a tranquilidade em caso de sinistro.

Aproveite e veja como a InMediam pode te ajudar para ter essa proteção a partir de hoje!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *