O mercado imobiliário é um segmento antigo e que vem se transformando a cada dia, graças às novas tecnologias e demandas dos consumidores.

Foto do site freepik

Além disso, é um mercado que está aquecido no Brasil e deve seguir como grande impulsionador da economia brasileira.

Entretanto, é importante lembrar que o mercado imobiliário é cíclico e pode sofrer oscilações, tornando difícil para os investidores saberem quando e onde investir. Porém, existem algumas tendências que podem ajudar na hora de tomar decisões e foi pensando nisso que este artigo foi escrito.

O que é o mercado imobiliário

O mercado imobiliário é o setor da economia que se dedica à compra, venda e administração de bens imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. É um mercado extremamente complexo e que envolve uma grande variedade de atores, desde corretores e imobiliárias até construtoras e incorporadoras.

Mercado imobiliário residencial e comercial

O mercado imobiliário é dividido em dois grandes setores: o mercado residencial e o mercado comercial.

Desta forma, o mercado residencial é o segmento do mercado imobiliário que se dedica à compra, venda e administração de imóveis destinados à moradia. Em uma pesquisa realizada entre os dias 09/08/22 e 24/08/22, divulgada pela Arbo, que trata de assuntos relacionados ao setor imobiliário, foi possível perceber que esse setor tende a continuar crescendo, tendo em vista que 95% das pessoas disseram que a casa é o seu lugar favorito e ainda, que 1 em cada 3 brasileiros tem expectativa de mudar de casa até 2024. Além disso, 42% disseram que tinham a intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses.

O mercado imobiliário comercial, por sua vez, é o segmento que se dedica à compra, venda e administração de imóveis destinados ao comércio, à indústria e aos serviços. Embora tenha sido muito afetado pela pandemia, a perspectiva agora é de crescimento no setor, tendo em vista o fim da emergência pública.

Tendências do mercado imobiliário para 2023

São várias as tendências do mercado imobiliário para 2023 e elas ficam em torno de temas como qualidade, sustentabilidade, segurança, privacidade, conforto, melhores preços e oportunidades de maiores rendimentos, bem como aspectos relacionados à tecnologia.

Busca por qualidade

Uma das principais tendências do mercado imobiliário é a crescente demanda por imóveis de qualidade. Sendo assim, com o aumento da renda das famílias e o envelhecimento da população, mais pessoas estão buscando imóveis bem construídos e bem localizados.

Foto do site freepik

Sustentabilidade

Outra tendência é a crescente demanda por imóveis com características sustentáveis, como painéis solares e sistemas de reaproveitamento de água. Esses imóveis são cada vez mais procurados por pessoas que buscam reduzir o impacto ambiental de suas atividades.

Segurança e privacidade

Pode-se notar também que, no mercado imobiliário, há uma crescente demanda por imóveis que ofereçam maior segurança e privacidade. Com o aumento da violência nas grandes cidades, muitas pessoas estão buscando imóveis em bairros mais tranquilos ou em condomínios fechados.

Residências com espaço para home office

A pandemia trouxe a necessidade de novos hábitos e alguns deles tendem a continuar, mesmo sem precisar mais de isolamento social. Nesse sentido, o trabalho remoto ganha espaço e muitas pessoas passaram a desejar melhorar suas residências, adaptando-as a essa nova necessidade, sem perder o conforto. Outra opção que se apresenta diante dessa realidade é a busca por imóveis maiores, aquecendo ainda mais o mercado imobiliário.

Mini cidade

Outra tendência que se mantém para 2023, no mercado imobiliário, é a criação de mini cidade dentro de condomínios, com loja de conveniência e até mesmo lavanderia compartilhada, com a possibilidade de auto atendimento.

Busca por imóveis usados 

A aquisição de imóveis usados tem permitido maior custo-benefício ao comprador e a demanda por esse tipo de imóvel tem aumentado bastante.

Crescimento exponencial das negociações de compra e venda

O mercado imobiliário é um segmento consolidado no Brasil, sempre oferecendo rendimentos e lucros, mesmo em meio a crises e, por isso, a expectativa é de continuar crescendo, conforme dados disponibilizados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Cota de empreendimento imobiliário

Embora já seja uma modalidade de investimento conhecida no mercado imobiliário, a novidade, de acordo com a Exame, é que as empresas de médio porte diminuíram os valores mínimos de aplicação em cotas para 10 mil reais. Antes, somente grandes construtoras participavam dessa modalidade, oferecendo cotas valendo mais de 1 milhão de reais.

Metaverso

Metaverso é um mundo virtual que replica a realidade através de dispositivos digitais, permitindo consumir informação e viver experiências de maneira nova, além de permitir a interação com objetos virtuais e a conexão com outras pessoas. Para o mercado imobiliário, essa realidade promete ser um lugar onde cada vez mais pessoas interessadas em imóveis gastarão seu tempo, além de atrair mais investidores.

Assim, de acordo com a Cushman & Wakefield, uma empresa imobiliária global, o metaverso tem se apresentado como uma excelente oportunidade para novos fluxos de receita, experiências de marca únicas, bem como melhorar a usabilidade dos imóveis físicos e criar novas possibilidades.

Transformação digital

A tecnologia impacta significativamente o mercado imobiliário e esse setor tem procurado se inserir, progressivamente, na transformação digital, a fim de potencializar suas vendas. 

Nesse sentido, uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e Brain Inteligência Estratégica, que analisou os processos digitais na aquisição de imóveis, mostrou que 41% dos entrevistados disseram se interessar em conhecer um imóvel por meio digital; 44% em negociar dessa forma; e 49% se mostraram favoráveis ao financiamento por meio digital. Além disso, 90% das pessoas que tiveram experiências digitais na compra do imóvel disseram estar satisfeitas (44%) ou muito satisfeitas (46%), na visita aos imóveis de forma guiada (videochamada). 

Além disso, outro elemento relacionado à tecnologia e transformação digital que vem impulsionando e continuará ganhando espaço no mercado imobiliário é a assinatura digital, que facilita de maneira significativa o fechamento de contratos.

Pode-se dizer, portanto, que a transformação digital tem oferecido excelentes oportunidades para o mercado imobiliário e não será diferente em 2023.

Aluguel sem fiador

Por fim, outra tendência do mercado imobiliário que já está em alta e vai continuar assim no próximo ano é a da eliminação da figura do fiador nos contratos de locação. Novas empresas e tecnologias, como o Grupo InMediam, têm permitido o fechamento de contratos de maneira simples e rápida, facilitando todo o processo e trazendo benefícios para proprietários, inquilinos e imobiliárias.

Conclusão

Essas são algumas das principais tendências do mercado imobiliário. Com base nelas pode-se tomar melhores decisões de investimento.

E então, o que achou das tendências do mercado imobiliário para 2023, que foram apresentadas neste artigo? Gostaria de acrescentar algo mais? Deixe o seu comentário!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *