A inovação consiste na criação de algo novo e é sinônimo de mudança ou de melhoria de algo que já existe. Em outras palavras, pode-se dizer que a inovação é uma alternativa ao que é feito de determinada maneira, visando a praticidade, a resolução de problemas e, inclusive, trazendo benefícios econômicos e comportamentais.

Foto do site stock.adobe

No ramo da construção civil, a inovação precisa estar presente, otimizando processos e possibilitando sair na frente da concorrência. Além disso, cada vez mais os clientes estão em busca de produtos personalizados e mais inovadores para suas casas, locais de trabalho, edifícios comerciais e muito mais. Sem contar a preocupação com o meio ambiente e a busca por produtos e soluções mais sustentáveis.

Portanto, se o seu desejo é conhecer as tendências inovadoras da construção civil, este artigo é para você! 

Inovação com sustentabilidade

Cada vez mais clientes e construtoras se mostram preocupados com as questões voltadas ao cuidado com o meio-ambiente e à economia de recursos. Veja, agora, as tendências com foco na sustentabilidade:

Construção verde

A construção verde é um conceito que usa medidas ecologicamente corretas em todo o processo. A inovação está na otimização ao utilizar energia e recursos, reduzindo desperdícios durante a construção e permitindo que os edifícios alcancem emissões líquidas de carbono zero.

Energia solar

O uso da energia solar, bem como o reaproveitamento de água de chuva são assuntos de destaque quando o assunto é inovação e sustentabilidade na construção civil. Neste sentido, a instalação de painéis solares podem substituir telhas e elementos de fachada em uma obra e se tornar um grande diferencial para as construtoras. Ter a opção de construir, comprar ou alugar um imóvel, utilizando energia solar, é uma realidade cada vez mais comum atualmente. Portanto, projetos com certificação de sustentabilidade tendem a ser melhor vistos e projetam as empresas para uma economia mais rentável, de acordo com a FEICON.

Foto do site freepik

Drywall

O Drywall é uma combinação de aço galvanizado com chapas de gesso acartonado, de alta resistência. É uma inovação tecnológica que teve origem nos Estados Unidos e está crescendo no mercado brasileiro.

Tinta e tijolo ecológico

A tinta ecológica é produzida com matérias-primas naturais,  como a argila, plantas e vegetais e água, por exemplo. Nesse sentido, ela não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo e, portanto, é uma inovação que não agride o meio ambiente.

No que diz respeito ao tijolo ecológico, ele traz, em sua composição, uma mistura de água com solo ou outros materiais naturais e recicláveis. Além disso, ele não é submetido ao processo de queima, contribuindo para a redução de gases poluentes.

Steel frame

A utilização do steel frame, ou estrutura de aço, na construção também é uma boa opção quando se trata de sustentabilidade. Afinal, trata-se de uma construção a seco, ou seja, utiliza menos recursos, como água, matéria-prima e até mesmo mão-de-obra.

Estruturas modulares

As estruturas modulares são extremamente adaptáveis e de fácil locomoção (são construídas fora do local), contribuindo para que os projetos sejam executados de maneira rápida e econômica. 

Desta forma, a busca por essas estruturas tende a aumentar com o passar dos anos e sairão na frente as construtoras que estiverem preparadas para adotá-las em projetos.

Reaproveitamento de materiais

O reaproveitamento de materiais na construção civil é uma inovação que segue em alta. Madeira e estruturas metálicas, por exemplo, não só podem  fazer parte do projeto, como até mesmo ficar aparente na construção.

Bioconcreto

O bioconcreto é uma inovação que veio para revolucionar a indústria da construção civil, pois, em sua composição, além dos mesmo materiais do concreto comum, possui uma bactéria que é capaz de liberar calcário quando em contato com a água. Em outras palavras, é um concreto com capacidade de autorregeneração, tendo em vista que o calcário preenche possíveis fissuras que podem ocorrer no material.

Inovação que traz praticidade, segurança e conforto

Tecnologia e inovação andam juntas, como já foi possível perceber até aqui e, quando o assunto é praticidade, segurança e conforto, não seria diferente. São várias as opções que surgiram para melhorar o planejamento e a execução do projeto, bem como atender os desejos e as necessidades dos clientes. 

Inovação tecnológica – realidade aumentada

A realidade aumentada, na construção civil, é a interação entre o real e o virtual, facilitando a identificação, a correção e o controle de inconformidades geométricas e do progresso da obra.

Além disso, é uma inovação tecnológica que permite uma apresentação eficiente do projeto, facilitando a visualização de investidores e compradores.

BIM (Building Information Modeling)

BIM, conhecida também como Modelagem de Informações da Construção, é uma ferramenta que, além de projetar em 3D, também permite prever quantitativos de materiais, orçamento, revisão de projetos, acompanhamento de obras e monitoramento de construções. Portanto, os softwares que aplicam o conceito BIM reduzem os custos de construção e promovem segurança. Recentemente, tornou- se obrigatório seu uso em obras públicas, conforme o decreto Nº 10.306 de 2020.

Digital Twin

Digital Twin, ou gêmeos digitais, é uma inovação tecnológica que permite construir um prédio no mundo virtual, a partir de dados coletados do seu “irmão” do mundo real. Ele contribui para diminuir os riscos e aumentar a eficiência da construção. Isso acontece porque permite prever o comportamento da estrutura em diferentes situações, suas reações às condições climáticas e desgaste com o tempo.

Inovação e o uso de drones

O uso de drones na construção civil permite realizar inspeções de segurança na obra e avaliar o progresso das tarefas no canteiro. Além disso, os drones ajudam a identificar necessidades do projeto e auxiliam no planejamento e na resposta às exigências da obra, em tempo real.

Fotos do site freepik

Wearables de construção e segurança do trabalhador

Wearable é uma tecnologia vestível, ou seja, é um conjunto de dispositivos eletrônicos que são incorporadas em roupas, capacetes, cintos, relógios, dentre outros. Esses dispositivos são capazes de gerar informações de saúde e localização. Além disso, facilitam a comunicação. Na construção civil, o uso desses dispositivos visa diminuir os riscos e aumentar a eficiência da prestação de socorro, ou seja, está associado à proteção dos operários.

Pode-se afirmar, portanto, que produtos de segurança avançados trazem benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, minimizando as perdas físicas e financeiras.

Aplicativos móveis e 5G

Não é de hoje que se faz uso de celulares e tablets em locais de trabalho, a maioria deles aproveitando a tecnologia em nuvem. Também já se sabe que o uso de aplicativos móveis veio facilitar a comunicação e o acesso ao local de trabalho, sem a necessidade de deslocamento.

No entanto, de acordo com a Onix, a essência dessa inovação, na indústria da construção, é a tecnologia sem fio 5G, que se tornará mais acessível e difundida em 2022. 

Além disso, juntamente com o Wi-Fi 6, permitirá que os usuários se comuniquem de forma ainda mais eficaz, compartilhando desenhos em grande escala e executando aplicativos pesados, ​​sem comprometer a velocidade e o desempenho. Espera-se que esses fatores catalisem o desenvolvimento de aplicativos móveis de construção que se tornarão cada vez mais diversos, ricos em recursos e eficazes.

Ambientes inteligentes

Os ambientes inteligentes tornam a vida das pessoas mais prática, confortável e segura. Seja possibilitando abrir as cortinas com um comando de voz ou permitindo o acesso remoto a câmeras de segurança, por exemplo. Eles estão se tornando cada vez mais comuns, tanto em residências quanto em escritórios, comércios ou mesmo em prédios inteiros. 

Conforto termoacústico

O isolamento térmico e acústico é uma inovação em alta na construção civil e na arquitetura. Desta forma,  ele já está sendo incluído nos novos projetos de casas e apartamentos, proporcionando conforto e reduzindo custos, já que reduz a necessidade de ar condicionado. 

Inovação na gestão

A gestão de um projeto demanda, além de planejamento, monitoramento constante, para garantir que tudo aconteça como esperado. Para isso, adota-se estratégias que se apoiam na tecnologia e em conceitos atuais, como exemplificado a seguir:

Inovação com plataformas de gestão integrada de construção

As plataformas de gestão integrada de construção têm a função de concentrar todos os sistemas e ferramentas que a empresa usa em um único lugar. Assim, elas geram relatórios combinando os dados das várias ferramentas e dão suporte a decisões estratégicas da empresa. 

Inovação no atendimento aos clientes

O atendimento diferenciado aos clientes é uma tendência que veio para ficar na área da construção civil, muitas vezes marcada por atrasos e processos pouco tecnológicos. Porém, isso está mudando e as construtoras estão percebendo que manter o cliente atualizado sobre o seu projeto é uma forma de conquistá-lo, pois transmite mais confiança a ele.

Lean Construction (construção enxuta)

O Lean Construction, ou construção enxuta, diz respeito a um método que visa o planejamento e o controle, tornando o canteiro de obras um local organizado e producente. Assim, espera-se alcançar melhorias em relação a atrasos, desperdícios e até mesmo à logística, eliminando tudo o que está a mais e tornando o fluxo de trabalho mais direto.

Portanto, é uma inovação do setor que busca a eficiência construtiva dos processos, reduzindo ou eliminando atividades como transporte, espera, processamento e inspeção.

Conclusão

A inovação na construção civil, com o apoio da tecnologia, transforma a maneira como os projetos são planejados e executados e mostra uma maior preocupação em se conectar com seus clientes e atender suas expectativas. 

Desta forma, vimos que projetos que visam a sustentabilidade estão em alta, bem como a inovação voltada para proporcionar praticidade, segurança, conforto e uma gestão de excelência.

Por fim, vale destacar que o mercado imobiliário está sempre atento à inovação na construção civil, para atender as demandas de seus clientes. Nesse sentido, o contrário também é verdadeiro e elas precisam estar preparadas para aproveitarem, ao máximo, todas as oportunidades.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *