5 dicas para melhorar as fotos dos imóveis e atrair locatários

Qual apartamento escolher para visitar? Qual será o tamanho da área de serviço? Será que tem janela no quarto? Essas e outras dúvidas que o locatário tem, podem ser facilmente solucionadas se o locador e a imobiliária tiverem boas imagens do imóvel.

Além de valorizarem o imóvel e serem um atrativo para o locatário, boas imagens podem facilitar o processo de decisão, diminuindo os locais visitados e o tempo de fechamento do contrato. Pensando em melhorar suas fotografias separamos cinco dicas (mais uma extra) para você melhorar as fotos dos imóveis e atrair locatários.

1 – Planeje

Antes de iniciar a sessão de fotos no local, planeje! O primeiro passo é verificar se o imóvel está limpo e organizado para que você aproveite o melhor do local. Defina também um horário para fotografar, escolha o período diurno e um dia que tenha sol para que a luz natural ilumine as fotografias.

Quando chegar ao local, busque conhecer o espaço. Tire alguns minutos para conhecer os cômodos e perceber os melhores ângulos para a fotografia. Veja o que o imóvel tem de interessante para ser o foco das imagens. E lembre-se de fazer uma listinha com todas as imagens que são necessárias para a divulgação, como fotografias do banheiro; quartos e cozinha. É importante ter essa definição dos locais para que você não esqueça algum e tenha que retornar.

2 – Tirar fotos na horizontal (modo paisagem)

As fotos na posição horizontal (paisagem) permitem amplitude e amplia o que é possível ver na foto. Busque sempre tirar a foto com o celular nesta posição. Aproveite e utilize os recursos do seu celular, como otimização da imagem e foco seletivo.

Foto tirada pelo celular na vertical
Foto na vertical
Foto tirada pelo celular na horizontal
Foto na horizontal

3 – Iluminação

Escolher o período diurno facilita a entrada de luz natural durante a sessão de fotos. A luz natural, permite uma ambientação que dá a impressão de clareza, limpeza e que o imóvel é arejado. Mesmo com essa luz, teste tirar fotos com a luz acesa e apagada para verificar qual delas ficará melhor.

imagem ilustrativa
Foto de um ambiente com luz natural

4 – Ângulos ideais

Depois de entender melhor o espaço, pense nos ângulos! Priorize posições que dê uma visão como se a pessoa estivesse no apartamento. Verifique se os objetos estão centralizados e se não está aparecendo demais o teto ou o chão.

Uma possibilidade também é tirar foto 360° dos espaços! Há diversos aplicativos gratuitos que possibilitam esse tipo de recurso. Assim, o locatário se sente no ambiente, podendo conhecer com profundidade cada cômodo. Isso aumenta a satisfação do cliente, permitindo que diminua o número de visitas necessárias e o tempo para que
o contrato seja fechado.

Para que a gente tenha um olhar treinado e muita criatividade, separe alguns minutos do dia para ver fotografias de imóvel pela internet! Separe uma pasta no Instagram ou no Pinterest para salvar as melhores ideias. Quanto mais possibilidades você vir, melhores serão suas fotografias!

5 – Decore

Se a sua imobiliária é responsável por tirar foto dos imóveis, invista nisto! Fotografias atrativas podem ser um diferencial! Por isso, tenha alguns elementos decorativos simples e baratos para que sejam usados para as fotos. Você pode, por exemplo, ter uma planta de plástico em um vaso para colocar como detalhe em um banheiro ou um tapete simples para ser usado na porta de entrada. Elementos que podem humanizar o que seria apenas as tradicionais paredes brancas dos imóveis.

* Dica Extra – Faça Vídeos curtos

Pensando em melhorar a experiência do seu locatário, experimente produzir vídeos curtos mostrando cômodos ou alguma característica interessante do apartamento. Esse conteúdo pode ser usado nas redes sociais!

Estruture algo de até um minuto e treine os movimentos antes de começar a gravar. Se o apartamento tiver uma bela vista, uma área externa interessante ou um banheiro decorado de forma diferente, faça um vídeo desse espaço!

Se o espaço for mobiliado, você pode explorá-lo criando uma pequena cena como a vista de quando entra em casa, abre a porta do quarto ou abrindo um armário que tenha um diferencial. Explore o espaço e torne o imóvel mais desejado!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *