imagem de horta em casa

5 dicas para ter a própria horta em casa

Produtos fresquinhos há um palmo da sua mão e um ambiente mais vivo e aconchegante são algumas das vantagens de se ter a própria horta em casa. Com a possibilidade de se adaptar a diversos espaços tanto em imóveis próprios quanto alugados, criar um ambiente para a plantação de hortaliças, temperos e plantas medicinais, pode ser muito saudável, vantajoso e um momento relaxante. Para que seja uma experiência tranquila e planejada separamos 5 dicas para você ter a sua própria horta em casa.

1 – Planejamento de tempo

Antes de começar a estruturar a sua horta em casa, pense no tempo que você conseguirá se dedicar a essa função. Vários tipos de plantinhas não exigem muitas horas de dedicação, mas acompanhar a sua horta deve fazer parte da sua rotina. Seja uma vez por semana, diariamente ou a cada 15 dias.

O tempo para essa função será necessário para a definição do espaço, materiais utilizados e as melhores espécies que se adequam melhor a sua realidade.

2 – Organize um espaço

Para escolher um espaço ideal para a sua horta foque na luminosidade do ambiente. Grande parte das plantas precisa de iluminação natural para se desenvolver, então observe em seu imóvel um local que tenha uma área assim. Todas as hortaliças, por exemplo, precisam de sol direto, ao menos meio período diurno.

Dá para montar em um cantinho da varanda, da sala, do quarto e até mesmo na janela da cozinha. Hoje há disponível uma infinidade de vasos, suportes e armações que tornam práticos os processos de plantio e manutenção. Observe também se o espaço escolhido está protegido do vento.

3 – Pense no sistema de irrigação

Depois de escolhido o ambiente, pense no sistema de irrigação. Você irá levar as plantinhas para irrigá-las em outro lugar ou será feito no mesmo lugar em que estão plantadas. Essa escolha é decisiva para que possa integrar o seu espaço, seja colocando perto de sofás, mobiliário ou tapetes.

Deve-se manter o solo fértil, fofo e úmido (não encharcado) para que nutra e as plantas cresçam saudáveis. Por isso, se você não tem muito tempo para se dedicar a essa função veja possibilidades de irrigar mais rápido, como um sistema por gotejamento.

4 – Selecione as espécies que melhor se adaptam

Além dos seus gostos, escolha espécies que possam se adequar ao seu dia a dia. Hortaliças e leguminosas são uma ótima opção, porém precisam de mais irrigação e luz solar, já alguns tipos de temperos e ervas são mais resistentes sem esses elementos. Veja algumas dicas de legumes e verduras que podem ser cultivados em casa.

Os principais temperos para plantar em casa: manjericão; tomilho; hortelã e cebolinha. Já as hortaliças são alface; agrião e rúcula. E também as plantas medicinais como alecrim; arruda; camomila e melissa.

5 – Faça a manutenção

Acompanhe o desenvolvimento da sua horta! Observe as necessidades das plantas, os vegetais cultivados precisam diariamente de água. É essencial se atentar para a umidade do solo e retirar o que possa estar atrapalhando o desenvolvimento da sua horta, como água em excesso ou ervas daninhas que competem por nutrientes.

Veja também dicas de como montar uma academia em casa

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *