Desde o dia 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo Coronavírus, as cidades e as pessoas vêm se adaptando à nova realidade e aos cuidados sanitários necessários.

Alguns dos locais que foram fechados para se evitar a proliferação da COVID-19 foram as academias e também os espaços comuns de prédios e parques. Mas, a prática de exercícios continua sendo recomendada pela OMS, como forma de aliviar o estresse e aumentar a imunidade. De acordo com pesquisa recomendada pela Smart Fit, 83,2% dos 2.000 entrevistados disseram que exercícios físicos ajudam a manter a calma e 84,8% consideram que se exercitar possibilita a criação de uma rotina.

Sendo assim, embora com espaços fechados, o hábito de fazer exercícios continua; eles têm sido realizados em casas e apartamentos. Para que você os pratique sem se preocupar se está incomodando seus vizinhos, separamos dicas para tornar esse momento prazeroso e tranquilo.

1 – Organize seu espaço

O primeiro passo é definir um espaço para a realização da atividade física. Pense na planta da sua casa ou apartamento e na disposição dos móveis; opte por um local em que haja a possibilidade de movimentação e, se possível, que seja arejado.

Em caso de apartamento, escolha locais que afetem menos o vizinho de baixo, dê preferência a locais comuns como salas, ao invés dos quartos e escritórios. Assim, evita-se que possíveis barulhos incomodem o sono ou o trabalho dos demais moradores.

Tente, também, organizar o espaço antes de começar a prática, deixando água e o que mais for utilizar já disponível. Caso você tenha equipamentos, use um pano ou um tapete para colocar os halteres, assim os objetos não deslizam, nem causam barulho, ao serem colocados no chão.

2 – Use tapete para diminuir o impacto

Para que você realize todos os movimentos com segurança, de forma completa e sem tremer o prédio inteiro, opte por realizar exercícios em cima de tapetes grandes. Eles garantem que os impactos sejam absorvidos e você possa fazer quantos polichinelos desejar!

Antes de começar a prática, confira se o tapete está fixo no chão, sem a chance de escorregar ou se mover. Os colchonetes também são bons aliados, permitindo a segurança e controle de cada atividade realizada.

3 – Escolha horários tranquilos

Além de planejar o local adequado, pense também no horário em que você irá realizar os exercícios. Planeje utilizar um horário diurno para que, caso haja algum barulho, não atrapalhe o seu vizinho.

Opte por planejar, também, os horários dos finais de semana e feriados, escolhendo momentos adaptáveis a essas ocasiões.

4 – Controle o som dos aplicativos

Não é porque você quer montar uma academia em casa, que deva trazer para ela as tradicionais músicas e barulho ambiente. Dê preferência para canais que não emitem som alto durante os exercícios.

O Nike Training Club e Adidas Running by Runtastic são exemplos de aplicativos gratuitos que não possuem barulhos durante a sequência de exercícios. Caso você curta ouvir uma música, opte pelo uso de fones de ouvido.

5 – Aproveite os móveis dos locais

Uma forma de economizar e garantir uma variedade de exercícios é utilizar os elementos de casa como equipamentos. Por isso aproveite os móveis, cadeiras e até pacotes de alimentos. Canais do Youtube como Exercício em Casa, Lu Oliveira e Home Fit Home ensinam a utilizar objetos do dia a dia durante os treinos.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *