5 dicas de como apresentar um imóvel para o locatário e fechar o contrato de forma rápida

O locatário buscou a sua imobiliária, seja pelo site, telefone ou presencialmente e chegou o momento de você apresentar um imóvel. Esta etapa é decisiva para que a opção presente na sua imobiliária seja escolhida e o cliente feche o contrato. Mas como fazer isso da melhor forma? Separamos 5 dicas para que você possa apresentar um imóvel e fechar o contrato de forma rápida.

1 – Organize as suas opções

O primeiro passo para oferecer o melhor imóvel ao locatário é organizar as opções. Crie um banco de informações com fotos e textos descritivos dos imóveis. Vá além de dados básicos como localização e valores, pontue os pontos interessantes daquele imóvel. Crie uma lista com características como área gourmet, churrasqueira, foi recentemente reformado ou alguma qualidade que faça daquele imóvel especial.

É muito importante que você organize o procedimento desde o responsável por tirar as fotografias do imóvel até como você irá organizar as informações e torná-las de fácil acesso aos funcionários da imobiliária. Seja criando uma forma online de salvar os arquivos ou enviando diretamente aos colaboradores.

Veja também dicas de como melhorar as fotos dos imóveis e atrair locatários e de como tornar a sua imobiliária digital.

2 – Estude os imóveis e os locais

Depois de organizadas as informações estude os imóveis e os locais em que estão. Passar informações complementares sobre o bairro e vizinhança é um diferencial no processo para fechar o contrato de forma rápida.

Além de informações sobre o tempo daquele imóvel (se ele é novo) ou se teve um único morador é interessante buscar informações como mercados e padarias perto, pontos de ônibus e táxi e se é um bairro seguro. Se o locatário tiver em dúvida entre dois locais distintos, esses dados poderão ajudar o processo de decisão.

A confiança é construída a partir de informações seguras passadas de um jeito claro. Então, busque estudar os dados mais importantes para o locatário e treine como passá-los do melhor modo.

3 – Escute o cliente

Para que você apresente a melhor opção, é preciso conhecer o locatário. Então, formule perguntas iniciais que possam te ajudar a entender as necessidades dele e de sua família. Vá além de questionamentos sobre o imóvel que ele deseja, se quer com um ou dois quartos, mas sim, por exemplo, o tamanho da sua família e quais são as prioridades de escolha
dele. Se ele desejar que os filhos tenham quartos separados, mesmo se a localidade for distante, busque priorizar esse tipo de informação para apresentar a ele as opções mais adequadas.

4 – Facilite o processo apresentando serviços e informações extras

Fale além das informações dos imóveis, mas também dos serviços que a sua imobiliária oferece. Sem fazer disso uma apresentação longa, busque durante a conversa falar de pontos positivos sobre o seu negócio. Por exemplo, sobre a facilidade em fechar um contrato através da garantia locatícia da InMediam ou que a imobiliária também é administradora de vários condomínios, que pode permitir a facilidade de acesso e pagamento. Isso possibilita que o locatário se sinta seguro e conheça as opções que podem atender às suas necessidades.

Veja como apresentar a InMediam aos locatários e também como escolher um plano InMediam mais adequado.

5 – Mantenha o contato com o locatário

É muito importante que o cliente não se sinta pressionado, por isso, evite questionar sobre datas e estipular prazos. Pegue o contato de cliente e combine um dia para que você possa retornar e ver se ele já se decidiu sobre. É essencial que você firme um dia para ligar, para que assim, o compromisso permita que o cliente se organize e crie um acordo de preferência com a sua imobiliária. Respeite o que ficou acordado e seja gentil.

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