A locação de um primeiro imóvel nem sempre é uma tarefa fácil, muitas dúvidas surgem sobre como e onde será melhor para alugar. Uma série de fatores devem ser levados em conta para isso, assim, nós da InMediam trouxemos algumas dicas para você.

1 – Estabeleça prioridades

Você realmente precisa de uma varanda? Quantos quartos são necessários? Um banheiro ou dois? Estabeleça todas as prioridades do seu imóvel, antes de começar a pesquisar. Elas serão primordiais para não fugir do necessário ou gastar tempo demais na hora de procurar.

2 – Estabeleça um orçamento

Essa etapa é bastante importante, já que não adianta escolher aquele apartamento sendo que, ao final não terá orçamento suficiente para bancá-lo.

3 – Pesquise bastante

Não tenha medo de visitar o máximo de imóveis que conseguir, lembrando que eles devem estar dentro das prioridades e orçamentos estabelecidos anteriormente.

4 – Verifique as formas de garantia

Confira quais são as formas de garantia da imobiliária. É fiança? Caução? Ou existe algum tipo de seguro? Com as imobiliárias parceiras InMediam, você pode alugar por meio do plano fiança ou custódia. Temos opções ideais para você.

5 – Verifique o imóvel

Faça uma vistoria no imóvel que tem a intenção de alugar. Olhe questões de pisos, paredes, móveis e encanamentos aparentes. Fotografe e filme tudo que julgar necessário, para não ter problemas e surpresas futuras.

6 – Olhe a região do imóvel

Atente-se para conferir se a localização é tranquila, se existem comércios de utilidade diária nas proximidades, como supermercados, farmácias, padarias. Procure locais com facilidades para você.

7 – Calcule os gastos

Some tudo! Aluguel, condomínio, água, luz e outras possíveis despesas com o imóvel. É indicado que essas despesas somem o equivalente à 30% do orçamento familiar, para que sobre para outras áreas como saúde, alimentação e possíveis emergências.

8 – Atente-se aos documentos exigidos

Certifique-se que os documentos exigidos são de fácil acesso e que serão viáveis para serem emitidos.

9 – Leia bem o contrato

Leia atentamente todas as cláusulas contratuais e certifique-se de que todas as partes envolvidas estão de acordo com o contrato. Atente-se às cláusulas sobre manutenções internas ou do próprio condomínio, sobre fundos de reservas e outras situações. Cuide para não ser surpreendido com um possível imprevisto.

10 – Fique de olho nos reajustes

A lei do inquilinato garante que o aluguel seja reajustado uma vez ao ano, na data em que ele foi assinado. Sendo que esse reajuste é de responsabilidade do locador e é ele quem o define. Porém, caso seja inviável, o locatário pode sugerir uma negociação com o locador.

Quer facilidade para alugar o seu primeiro imóvel? Alugue com uma Imobiliária Parceira InMediam! Vantagens e facilidades para você!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *